Portal Uno Midias
Manaus

Em Barreirinha, criadores recebem sete toneladas de suplemento alimentar para gado e búfalo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou para criadores afetados pela cheia dos rios, nesta quinta-feira (04/11), em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), farelo de soja e sal mineral (Phos 40) para bovídeos (gado e búfalo). O município é o último de 12 municípios a receber os insumos, com o objetivo de garantir a geração de renda e segurança alimentar para esses agropecuaristas. A ação aconteceu na quadra paroquial da Igreja Matriz do município.

O suplemento alimentar animal (farelo de soja e sal mineral), foi entregue a 116 agropecuaristas de regiões de várzea do Amazonas, atingidos pela cheia no estado. Os impactos desse fenômeno causam a falta de pastagem adequada para os animais, prejudicando o seu desenvolvimento. Cada pecuarista recebeu 1.160 quilos de farelo de soja e 464 de sal mineral, totalizando 7 toneladas de insumos.

O gerente local da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Eder Beltrão, destacou a importância dessa ação para os produtores do município, a fim de reparar as perdas econômicas provenientes da criação de bovídeos, dos pecuaristas locais e incentivar a continuidade da criação.

“Essa ação do Governo do Estado, por meio de todo o Sistema Sepror, é de suma importância para o produtor, pois repara também um pouco das perdas econômicas dos nossos produtores que foram muito afetados por conta da grande cheia, pois perdemos a pastagem e consequentemente, tivemos a perda da produção de animais, perda de peso do gado”, disse o gerente da Adaf.

Para o agropecuarista Inaldo dos Santos, essa ação vem incentivar o produto. “Prestar ajuda nessas circunstâncias do clima, também da pandemia e a grande cheia histórica, é fundamental para nós produtores continuarmos a produzir e diminuir o nosso custo, então nós nos sentimos amparados pelo Governo do Estado do Amazonas, onde é muito bem-vinda essa ajuda”, explicou Inaldo.

Os pecuaristas do município foram selecionados a partir de levantamentos feitos em um cruzamento do banco de dados da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Barreirinha, Ronan Barbosa, e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Municípios beneficiados – São 12 municípios beneficiados pela ação: Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Parintins, São Sebastião do Uatumã e Urucará.

FOTOS: Divulgação/Sepror

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em Manaus, desapropriação de imóveis abre espaço para obra de construção do Anel Leste

Redação Am

Seas discute ações de segurança alimentar com líderes de Beruri

Redação Am

Carro atinge banca de frutas e deixa cinco feridos no Nova Cidade, em Manaus

João Alves