Governo do Amazonas

Em Barcelos, Governo do Amazonas qualifica produtores em Associativismo e Cooperativismo

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, de quarta (06/04) até esta sexta-feira (08/04), uma capacitação sobre Associativismo e Cooperativismo para produtores rurais, em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). A atividade faz parte de convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o fortalecimento da pesca ornamental em municípios da calha do rio Negro.

O objetivo é capacitar os pescadores ornamentais da região visando fortalecer e apoiar na regularização das organizações que trabalham especificamente com a pesca ornamental, facilitando o acesso desse público às políticas públicas. A ação contou com a participação de 32 produtores rurais e representantes de organizações.

Segundo a gerente de Apoio à Organização de Produtores do Idam, Joyce Magalhães, a capacitação dos pescadores é essencial para o desenvolvimento de um trabalho multidimensional, para que essa comunidade tenha mais expressão política, social, econômica e ambiental.

“Precisamos ter um olhar voltado às necessidades dos pescadores. Esse público necessita de apoio e amparo social. Ouvimos vários depoimentos dos participantes sobre a importância de informações direcionadas à organização social. Eles puderam vivenciar na prática como funciona o papel de cada associado dentro da organização”, destacou Joyce.

De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges, devido à ausência de documentações necessárias e a falta de informação, produtores deixaram de participar de editais e outras políticas públicas voltadas ao setor primário.

“Hoje, o Idam está prestando assistência técnica nas atividades relacionadas à pesca ornamental e realizando diagnósticos com os pescadores ornamentais. Nossa intenção é verificar as ações necessárias para o fortalecimento da atividade, facilitar aos produtores informações necessárias para o melhor compreendimento de seus direitos”, apontou Daniel.

Estiveram presentes no evento associados e cooperados da Associação dos Indígenas de Barcelos (Asiba), pescadores da Colônia Z-33, cooperados da Cooperativa de Pescadores e Pescadoras do município de Barcelos (Ornapesca) e produtores da Associação de Horticultores de Barcelos (Ahort).

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Hoje a manutenção do meu emprego é graças à CNH Social’, relatou contemplado do projeto do Governo do Amazonas

Redação Am

‘Trilhas do Saber’: Careiro da Várzea é oitavo município a receber caravana de formação do Governo do Amazonas

Redação Am

Governo do Amazonas realiza ação social no CECF Teonízia Lobo em encerramento ao Mês da mulher

Redação Am
Sair da versão mobile