O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), conduziu, na última sexta-feira (10/09), uma ação de capacitação e constituição da Associação Comunitária Colônia Rural Nova Jerusalém no município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus).
“Tivemos a entrega da documentação de constituição da associação, fizemos a entrega de cestas que a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) doou e oferecemos também a capacitação do associativismo e do núcleo de orientações previdenciárias”, explicou a gerente de Apoio à Organização de Produtores Rurais do Idam, Joyce Magalhães.
Ainda segundo a gerente, a ação teve a presença de 31 membros associados, entre eles o presidente da associação, Arinaldo Cristo de Meirelles, que agradeceu ao Idam e ao Governo do Estado pelas atividades.
“Fiquei muito feliz com o curso que a equipe do Idam trouxe para os membros da nossa comunidade. É um conhecimento que vai contribuir muito para o nosso crescimento. Tivemos um público bom e eu agradeço pelo suporte que o instituto tem nos dado”, disse Arinaldo.
A recém formalizada Associação Comunitária Colônia Rural Nova Jerusalém é composta primariamente de agricultores familiares envolvidos nas culturas de limão, macaxeira, pimenta do reino, graviola, banana, couve, cheiro verde e tangerina.
Cooperativismo e Associativismo – O Idam tem dado atenção especial à formação e desenvolvimento de organizações de produtores por meio de uma série de cursos de capacitação destinados não apenas a membros de associações e cooperativas, mas também servidores técnicos, extensionistas e gerentes da própria instituição.
O objetivo é fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e apoiar as famílias rurais do Amazonas.
FOTO: Divulgação/Idam