Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Em Amaturá, Idam realiza curso de boas práticas na avicultura em comunidade indígena

Com o objetivo de fortalecer a produção de carne e ovos oriunda da atividade de avicultura (criação de aves), o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou, na última semana, um curso de Boas Práticas na Avicultura em Amaturá (distante 909 quilômetros de Manaus).

A atividade, que foi ministrada pelos zootecnistas e técnicos da Gerência de Apoio à Produção Animal do Idam André Ferreira Silva e João Marcos Miranda, contou com a participação de mais de 35 agricultores familiares da comunidade indígena Ticuna.

“Durante o curso foram abordados tópicos desde o manejo inicial na criação, como a escolha do local e chegada de animais, medidas de biosseguridade até a gestão da atividade avícola, com uso de planilhas de escrituração zootécnica. Além disso, os participantes vivenciaram, na prática, os trabalhos realizados em aviários da região”, explicou o coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura do Idam, André Ferreira Silva.

Segundo a cacique Juliana, o curso foi muito bom, pois possibilitou conhecer muito sobre a avicultura e a comunidade nunca teve um curso assim.’’Nós agradecemos por tudo que o Idam tem feito por nós, pois é uma gratidão muito grande ter um curso como esse, trouxe um bom conhecimento sobre como criar galinhas. Esperamos que agora a gente consiga produzir muito mais ovos’’, comemorou Juliana.

Durante a capacitação, os participantes adquiriram o conhecimento fundamental para a criação de aves de corte, postura e caipira, o que possibilitará o aumento da produção, por meio da elaboração do plano de trabalho da atividade, assim como o controle econômico da produção através de cálculos e ferramentas de gestão na criação de aves em escala comercial.

Para o gerente da Unidade local do Idam em Amaturá, Darney Nunes Figueiredo, os conhecimentos obtidos irão trazer melhorias na qualidade de vida dos produtores, visto que a partir das técnicas aprendidas poderão investir em um novo negócio.

’’O conhecimento adquirido fará a diferença na vida de quem se empenhou e aprendeu. Parece pouco, apenas três dias, mas foram dias produtivos, de aquisição do saber técnico que dará suporte ao empreendedorismo no ramo da avicultura.’’ Concluiu Darney.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Etnoturismo: FEI e parceiros definem plano de desenvolvimento turístico de comunidades indígenas de Careiro da Várzea

Redação Am

Governo do Amazonas divulga lista de selecionados para cursos de qualificação em parceria com Instituto Numiá

Redação Am

Com apoio do Governo do Amazonas, comunidade de Rio Preto da Eva realiza torneio de pesca

Redação Am