Portal Uno Midias
Manaus

Educadores da rede estadual recebem formação sobre Novo Ensino Médio, em Manaus

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo e do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), em colaboração com o Instituto Iungo, realiza, de 27 de agosto a 30 de setembro, a Formação “Nosso Ensino Médio”, voltada para professores, pedagogos e gestores que atuam nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Manaus.


O programa “Nosso Ensino Médio” contempla as aprendizagens essenciais à implementação do Novo Ensino Médio, por meio de uma arquitetura curricular dinâmica, que proporcionará aos gestores, pedagogos e professores uma experiência similar à que os estudantes vivenciarão, no Novo Ensino Médio. Além disso, o curso possui jornadas pedagógicas, trilhas de aprendizagem autoinstrucional e momentos de estudos orientados.


“A Secretaria de Educação já promove uma série de cursos e formações que abordam as temáticas mais relevantes ao processo ensino e aprendizagem, mas, a partir de agora, é essencial focar nossas formações naquilo que há de novo nas atuais reformas educacionais, e, certamente, o Novo Ensino Médio não poderia deixar de constar em nossos ciclos formativos”, afirmou a secretária de Educação, Kuka Chaves.

“Temos a convicção de que professores, pedagogos e gestores têm papel fundamental nos processos educacionais, por isso a Seduc vem reunindo esforços para formar a equipe escolar para os novos desafios que envolvem a implementação da Reforma do Ensino Médio e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio”, mencionou o secretário executivo adjunto Pedagógico e presidente do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo, professor Raimundo Barradas.


As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 de agosto, por meio do link: http://cepandigital.seduc.am.gov.br/inscricao/.

Programação – O curso iniciará com uma Jornada Pedagógica síncrona (ao vivo), que ocorrerá no dia 27 de agosto, às 9h, com transmissão pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e no canal Cepan, no YouTube. O início contará com a participação de Raimundo Barradas e representantes do Instituto Iungo, que apresentarão o programa de formação “Nosso Ensino Médio”.

Novo Ensino Médio – A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.


A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros; e de aproximar as escolas à realidade e aos anseios dos estudantes de hoje; considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Cemitérios de Manaus recebem 300 mil visitantes no Dia dos Pais

Redação

Cineteatro Guarany exibe sucessos do cinema espanhol com entrada gratuita

Redação Am

Governo do Estado anuncia ampliação do sistema de abastecimento de água de Nova Olinda do Norte

Redação Am