Portal Uno Midias
Cidade

Educadores da Prefeitura de Manaus participam de formação “Maker” no Icbeu

Professores e formadores do Programa Ampliando Horizontes (PAH), ação pedagógica coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta sexta-feira, 3/3, do Workshop Hidráulica Criativa, no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) Manaus, no Centro da cidade. O evento teve o objetivo de fazer uma demonstração de uma aula “mão na massa”, aplicando princípios de S.T.E.A.M. (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com itens simples.

O workshop foi promovido pelo Icbeu e contou com temas sobre Educação Maker, que é caracterizada pela união da educação formal com a prática do fazer com as próprias mãos, na qual a aprendizagem é feita, por meio da colaboração e do empoderamento dos próprios alunos.

De acordo com a coordenadora do PAH, Suellen Barros, essa formação é fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas, voltadas ao ensino de línguas, na rede municipal de ensino.

“Estamos participando do workshop e essa formação é de suma importância, porque traz alguns conceitos da Educação Maker. Além da prática do “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”, são ideias inovadoras e construtivistas para a gente implementar no ensino de línguas e está sendo muito significativo”, ressaltou Suellen.

A formação faz parte do projeto Maker Box “A caixa que transforma”, realizado em parceria entre Prefeitura de Manaus e o instituto, iniciativa que disponibiliza material didático gratuito, físico e digital, desenvolvido por especialistas em inovação educacional, para apoiar o professor e estimular a cultura do fazer, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC),

“A ideia hoje foi direcionada para a rede pública e o Icbeu Manaus trabalha isso com parceiros, para introduzir todo esse trabalho desenvolvido por especialistas. Essa formação faz parte do Maker Box, que ajuda professores na cultura da Educação Maker e é possível conferir todo material pelo link www.makerbox.org.br“, explicou a supervisora de Tecnologia Educacional do Icbeu Manaus, Claudia Malheiros.

Entre os participantes, estava a professora e formadora do PAH, Gretta Sicsu. “Estou achando essa experiência muito maravilhosa. Ficamos muito felizes em participar dessa formação. Aprendemos novos conteúdos para apresentar aos participantes do PAH”, finalizou a educadora.

Programa

O PAH visa oportunizar a valorização e qualificação profissional de servidores da Semed, assim como dos dependentes e cônjuges, oferecendo aulas de Língua Inglesa, Espanhola e Libras gratuitamente. O curso propicia também o desenvolvimento das habilidades comunicativas das línguas (ouvir, falar, ler e escrever), de modo a poder atuar em situações diversas.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Programa ‘Asfalta Manaus’ da prefeitura recupera trecho de 600 metros no bairro Vila da Prata

Redação Am

Primeira etapa de entrega do ‘Leite do Meu Filho’ para crianças de 1 e 2 anos será concluída nesta terça, 14/3

Redação Am

Prefeito realiza reunião para definir novas ações e ampliação de serviços em 2024

Redação Am