Portal Uno Midias
Cotidiano

DPE- AM participa de audiência sobre regularização fundiária em Iranduba

Defensoria, que é uma das intuições que promove a regularização fundiária, participou do encontro no âmbito do programa Solo Seguro-Favela, da CN-CNJ

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE- AM), por meio do Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Nifam), participou nesta quarta-feira (5) de debate sobre regularização fundiária realizado no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus (RMM). A ação integra o programa Solo Seguro-Favela, que tem como finalidade fomentar ações sociais, urbanísticas, jurídicas e ambientais relativas à Regularização Fundiária Urbana (Reurb). 

O programa promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ), iniciou dia 3 de junho e encerra nesta sexta-feira (7). Na ocasião, o defensor público e coordenador do Nifam, Thiago Nobre Rosas, destacou a relevância da participação e o trabalho social da DPE-AM quando a pauta é a regularização fundiária.

“Nós somos um dos atores que promove a regularização fundiária. Então, o nosso trabalho social, o nosso trabalho técnico, chega junto ao município, o Estado, a União, para que se complete a realização fundiária, via Certidão de Realização Fundiária, que é a nossa famosa CRF. A nossa presença aqui corrobora essa intenção de conscientização nacional e vem trazer luzes para esse povo que está presente, que vai nos acompanhar depois na internet, em outros meios, de que a Defensoria Pública é o caminho”, destaca o defensor.

O coordenador salienta ainda que o evento promove a conscientização quanto à regularização fundiária e explica sobre o acesso da população para conquistar a documentação de propriedade. 

“A lei 3.465/2017, que traz o fomento nacional para a realização, precisa ser mais trabalhada. O CNJ, nesse evento do Solo Seguro, tem esse objetivo. Para fazer a regularização fundiária plena pela lei, nós temos a Defensoria Pública em Iranduba, temos o núcleo de moradia em Manaus com atribuição na capital, que é onde eu venho. A população precisa entender que regularizar o seu imóvel é gratuito pela 3.465. É possível você ter acesso à documentação de propriedade. A Defensoria leva isso também no seu trabalho. Quem se enquadra no perfil, precisa nos procurar indo até o núcleo da Defensoria de Iranduba e relatar a situação, que analisamos e tomamos as providências”, informa. 

Encontro

Conforme a juíza titular da 2º Vara da Comarca de Iranduba, Nayara Antunes, a intenção é que ação do Solo Seguro-Favela se congregue numa entrega de títulos definitivos para que os atores presentes tenham a ciência das demandas, das necessidades e das faltas. 

“Na data de hoje essa ação educativa inicial, que deve ser repetida todos os anos nesse período, visa a congregar a população a essas autoridades, para que as autoridades levem essas informações a essa mesma população do que é necessário. São explicados o que é regularização fundiária, urbana, quais são as áreas urbanas, quais os elementos necessários, quais os órgãos em conjunto e quais as dificuldades. Em contrapartida, a população também traz os seus reclames”, explica a juíza.

Para a presidente da Associação de Agricultura de Iranduba, Samantha Rose, o momento é uma boa oportunidade para conseguir a reposta positivas e resoluções para a luta em relação à titulação fundiária, problema que atormenta muitas famílias da localidade.  “Vamos acompanhar todos os dias, a luta é de longas datas e tenho fé que agora com a atuação de todos presentes nossos problemas podem ser resolvidos”. 

Títulos

A iniciativa, instituída pelo Provimento CN-CNJ n. 158/2023 tem abrangência nacional e pretende, conforme dados enviados pelas Corregedorias dos Tribunais de Justiça, e publicados pela Agência CNJ de notícias, entregar mais de 17 mil títulos em todo País.

Além da DPE-AM e do público em geral, o evento contou com representantes da Câmara Municipal de Iranduba, da Polícia Civil, do Cartório do 1º e 2º Ofício da Comarca de Iranduba, da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEMHRF) e da Promotoria de Justiça da Comarca de Iranduba.

Texto: Priscilla Peixoto

Fotos: Marcus Bessa/DPE-AM

#dpeam #cnj #justiça #amazonas #solosegurofavela #brasil

The post DPE- AM participa de audiência sobre regularização fundiária em Iranduba appeared first on amazonaspix.com.br.

The post DPE- AM participa de audiência sobre regularização fundiária em Iranduba appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Caixa conclui pagamento da parcela de abril do Bolsa Família

Cacique do Pará recebe prêmio por empreender e conservar na Amazônia

Saúde: 125 cidades ainda não aderiram a censo sobre unidades básicas