Portal Uno Midias
Cotidiano

DPE-AM compõe coletânea em homenagem aos 70 anos da Defensoria Pública do Brasil

O defensor público Maurílio Casas Maia é um dos organizadores da obra que será lançada nesta quarta-feira (14), em São Luís (MA)

DPE-AM compõe coletânea em homenagem aos 70 anos da Defensoria Pública do Brasil

O defensor público Maurílio Casas Maia é um dos organizadores da obra que será lançada nesta quarta-feira (14), em São Luís (MA)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai compor uma coletânea em homenagem aos 70 anos da Defensoria Pública do Brasil. Dentre os organizadores da obra “A História Pede Passagem: Estudos em homenagem aos 70 anos da Defensoria Pública no Brasil”, está o defensor público do Amazonas, Maurílio Casas Maia, que discorreu a respeito dos avanços históricos da Defensoria Pública do Amazonas, a partir do acolhimento de sua tese “Custos Vunerabilis” pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o defensor Maurílio Casas Maia, a coletânea, organizada em dois volumes, busca resgatar aspectos históricos da Defensoria Pública Brasileira, como as dificuldades, lutas, crescimentos, vitórias, retrocessos e avanços da instituição. 

“Nesse contexto, diversos temas são tratados, dentre eles o nascimento histórico do cargo do Defensor Público no antigo estado do Rio de Janeiro, com a Lei nº 2.188, de 21 de julho de 1954, data à qual se referem os 70 anos da Defensoria Pública Brasileira, e também um texto de minha autoria em que destaco os avanços ocorridos na DPE-AM desde o acolhimento, pelo STF, da tese Custos Vulnerabilis aqui no Amazonas, que possibilita à Defensoria Pública atuar em processos judiciais como guardiã de grupos ou pessoas em situação de vulnerabilidade, mesmo que estes já estejam representados por um advogado”, disse.

O lançamento da coletânea acontece nesta quarta-feira (14), às 8h30, durante a programação do 16º Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís – Maranhão.  A coleção conta com dois volumes, sendo o 1º Volume sobre os ‘’Aspectos Estruturais”, e o 2° Volume acerca dos ‘Aspectos Funcionais’.

O principal organizador da obra, o defensor público do Rio de Janeiro, José Augusto Garcia, destaca que o objetivo da coletânea é cultivar e reverenciar a memória institucional, em comemoração aos 70 anos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a mais antiga do país. 

“A atenção à história mostra-se fundamental neste momento. Ao mesmo tempo em que a Defensoria Pública atinge enorme relevância no cenário jurídico, social e político nacional, sérias ameaças continuam rondando o horizonte institucional, como é o caso do avanço da advocacia dativa e dos serviços municipais de assistência judiciária”, pontuou o defensor. 

Ainda conforme o defensor José Augusto Garcia, a obra demonstra, ao resgatar a magnífica história da instituição sob múltiplos ângulos, a necessidade de preservar e incrementar ainda mais o modelo público de assistência jurídica. “Sem dúvidas, esse é o modelo mais adequado para uma defesa ampla e substancial dos direitos das pessoas e grupos vulneráveis, em um país marcado atavicamente pela exclusão e pela desigualdade”, finalizou o defensor. 

Colaboradores

Colaboraram para a obra defensoras e defensores de todo o país, bem como autores externos – Min. Luís Roberto Barroso, Min. Edson Fachin, Min. Sebastião Reis (STJ), Maria Aparecida Caovilla (Ouvidora-Geral da Defensoria Pública de Santa Catharina), Marivaldo Pereira (Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Thiago Moreira (Cientista Político). 

O primeiro volume tem apresentação da doutora em Ciência Política, Maria Tereza Sadek, prefácio do defensor público, Rafson Ximenes (DP/BA) e homenageia a defensora pública Suely Pletz Neder (in memoriam). O segundo volume tem apresentação do jurista e professor de Direito Daniel Sarmento, prefácio da defensora pública Amélia Soares da Rocha (DP/CE) e homenageia os defensores públicos Humberto Peña de Moraes e José Fontenelle Teixeira da Silva (in memoriam). 

Os livros estão disponíveis para compra no site da editora Tirant Lo Blanch, e podem ser adquiridos por meio dos links: https://bit.ly/1vol70 e https://bit.ly/2volume70.

Foto: Divulgação

The post DPE-AM compõe coletânea em homenagem aos 70 anos da Defensoria Pública do Brasil appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

C20 quer estrutura permanente do G20 para cobrar propostas

CineBH mergulha no cinema latino-americano e homenageia Anna Muylaert

​TCE-AM retorna atividades nesta sexta (12) com foco em eficiência energética