Portal Uno Midias
Amazonas

Doméstica e mãe de seis filhos é primeira beneficiada com Auxílio Estadual Enchente no Careiro

Trabalhadora doméstica e mãe de seis filhos, Lívia Moraes da Silva, 40, foi uma das primeiras beneficiadas com o cartão do Auxílio Estadual Enchente, no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), nesta sexta-feira (10/06). O auxílio começou a ser entregue pelo Governo do Amazonas a 2.917 famílias afetadas pela cheia na cidade, em ação que contou com a presença do governador Wilson Lima e de secretários estaduais e parlamentares do Amazonas.

“Ele é bom porque ajuda. Porque eu moro no alagado, a água já está no meio da ‘canela’ da minha casa já, e aí me ajuda né. Quem trabalha mais é só o meu marido, aí me ajuda em relação a alimentação, porque está tudo caro, não é? Então para mim é bom”, disse a contemplada, durante o início das entregas.

O benefício é oriundo da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com a Defesa Civil do Estado, no valor de R$ 300, e é específico para pessoas prejudicadas pela cheia moradoras de municípios com situação de emergência homologada. Neste momento, 51,8 mil famílias estão sendo atendidas em 15 municípios do Amazonas.

Esta já é a segunda vez que Lívia recebe o benefício. Ela conta que, em 2021, a cheia dos rios invadiu sua residência, e o Auxílio Enchente possibilitou que ela, seus filhos e o marido pudessem morar alugado enquanto a água não baixava.

“No ano passado alagou no meio da minha casa, mas graças a Deus consegui um dinheiro e fui morar alugado. E também o benefício do Auxílio Enchente que ganhei no ano passado me ajudou muito a pagar o aluguel”, relembrou.

Benefício

O Auxílio Estadual Enchente faz parte da Operação Enchente 2022. Além da ajuda humanitária, a operação montada pelo Governo do Amazonas prevê o envio de cestas básicas para amparar as famílias.

De acordo com a secretária titular da Seas, Kely Patrícia, o auxílio representa mais que apenas um cartão.

“O Auxílio Enchente é uma forma de amparo a quem teve sua casa invadida pela subida dos rios. Mais que um auxílio, levamos também esperança a essas famílias”, disse.

*SECOM/FOTOS: Jimmy Christian/Seas e Lucas Silva/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Defensoria Pública divulga edital para concurso no interior do AM

João Alves

Detran Amazonas realiza aula inaugural para alunos aprovados em concurso

Redação Am

Governo do Amazonas alerta comunidade indígena para prazo de inscrições do Projeto Florestal + Amazônia

João Alves