Portal Uno Midias
Cotidiano

Dia Nacional do Choro é celebrado no Rio

Declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil em fevereiro deste ano, o choro tem seu dia nacional celebrado nesta terça-feira (23). Para comemorar a data, é tradição a realização de uma roda musical inusitada no Rio de Janeiro.

Músicos e fãs do choro se reúnem na icônica Central do Brasil e embarcam em um trem com destino a Olaria, bairro da zona norte da cidade, que era reduto de Pixinguinha, um dos maiores representantes do gênero musical.

Notícias relacionadas:

Correios lançam selos em comemoração ao Dia Nacional do Choro.Rio comemora Dia Nacional do Choro com música em barcas e praças.Dentro das composições, chorões (músicos que executam o choro) tocam canções do gênero surgido no Rio e tocado por várias gerações, como Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha.

Músicos mais novos

Organizador do Trem do Choro, que está em sua 11ª edição, Luiz Carlos Nunuka destaca que o estilo musical continua atraindo a atenção dos músicos mais jovens.

“Existe o interesse principalmente dos jovens [pelo choro]. O choro tem uma complexidade que a pessoa que aprende a tocá-lo realmente toca qualquer tipo de gênero musical”, explica Nunuka.

*Com informações de Cristiane Ribeiro, repórter do Radiojornalismo

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Mulheres são maioria no bacharelado em escola referência em ciência

STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos

TI Yanomami é primeira região a receber remédio para cura da malária