Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Dia Mundial do Meio ambiente é comemorado em 5 de junho

Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.

Esta data visa conscientizar a sociedade sobre a crescente necessidade de proteger e cuidar do meio ambiente, além de ser uma oportunidade de abordar os impactos que as empresas causam ao planeta.

“Em um mundo no qual a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade estão em constante crescimento, é crucial que todas as áreas da sociedade se envolvam na adoção de práticas mais conscientes e responsáveis. Esta data é importante para refletirmos sobre as nossas práticas, como estamos inseridos nesse contexto e de que forma podemos evoluir ainda mais neste sentido”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Conectadas a esses objetivos, algumas empresas vêm revolucionando o mercado, trazendo modelos de negócios inovadores e que corroboram para que seja possível atingir a agenda da ONU até 2030.

“Cuidar do ecossistema ambiental é fundamental para nossa geração e as futuras. Não existe planeta B, não existe “jogar fora”. Por isso, emissões de carbono, economia circular, geração de energia limpa e renovável, reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos, são pontos fundamentais para que a iniciativa privada exerça seu papel de empresa cidadã”, comenta Hugo Bethlem, cofundador e chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Segundo o estudo global Vida Saudável e Sustentável 2022, 84% dos brasileiros querem reduzir o impacto pessoal sobre o planeta. O levantamento ainda mostra que na percepção do consumidor, marcas de cuidado pessoal, de produtos de limpeza, e de alimentos e bebidas estão mais empenhadas em serem ecologicamente corretas.

“É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância reduzir, monitorar e incentivar a fiscalização dos contaminantes emergentes, que são substâncias, geradas pelos processos produtivos industriais e contidos nos materiais e produtos  domésticos, que por meio dos efluentes que geram, alcançam e contaminam o meio ambiente”, explica Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, diretor de Desenvolvimento de Negócios no Grupo Opersan.

O compromisso das empresas com a responsabilidade socioambiental e a transparência na divulgação de atributos de sustentabilidade de produtos e ações em ESG são fundamentais, principalmente para auxiliar a escolha do consumidor.

“A sustentabilidade é um caminho sem volta e representa muito mais que uma tendência. Temos observado eventos climáticos extremos, como: altas temperaturas, derretimento de geleiras e aumento do nível dos oceanos, tempestades severas que vêm causando enchentes e deslizamentos de terras, aumento da seca e dos períodos de estiagem, além do aumento do volume e frequência de chuvas. Cuidar de todas as formas de vida, da economia, da saúde e do meio ambiente é preciso para garantir a sobrevivência no planeta”, finaliza Vininha F. Carvalho

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Brasil lidera pedidos de visto para startups na Estônia

DINO

Fintechs atuam para driblar cenário negativo no Brasil

DINO

OptConnect conclui a aquisição da Capestone para ampliar suas soluções globais de conectividade

DINO