Portal Uno Midias
Esportes

Dia do Jiu-jitsu: Professor do Projeto Formando Campeões é referência para atletas de base

Nesta quinta-feira (14/09) é comemorado o Dia Nacional do Jiu-jitsu

Profissionalismo de referência e alunos dedicados. Com essa combinação o Projeto Formando Campeões, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem se destacado na formação de novos atletas de jiu-jitsu. Com mais de 10 anos de experiência, o amazonense Luiz Carlos Matos, vive do esporte e hoje é exemplo para os alunos que fazem parte do Projeto.

“O Projeto Formando Campeões veio para fazer história. É determinação do governador Wilson Lima que tenhamos profissionais qualificados no esporte para ministrar as aulas, dessa forma conseguimos desenvolver atividades que trabalham diretamente na formação de atletas da base para o alto rendimento”, destacou o secretário de estado de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.

Natural do município de Alvarães, Luiz Carlos começou no jiu-jitsu aos 17 anos, o atleta e professor, deu início a sua trajetória em um projeto social, em sua cidade natal. Para o treinador que atualmente atua no núcleo do Estádio Carlos Zamith, o esporte muda vidas.

“O jiu-jitsu tem o poder de transformar vidas. Além dos benefícios para a saúde, esse esporte te ajuda a ser uma pessoa melhor, promove a autoconfiança, disciplina, respeito e forma cidadãos de bem”, comentou Luiz Carlos.

Integrante do Projeto Formando Campeões, a atleta de base Deborah Rebecca Duarte, de 16 anos, fala com orgulho da importância de ter um professor referência. “Aprendo muito nas aulas de jiu-jitsu e ter um professor desse nível, principalmente para nós que queremos ser atletas profissionais é fundamental”, comentou a aluna.

Atualmente com 27 anos, Luiz Carlos carrega na bagagem títulos nacionais e internacionais. Foi duas vezes campeão do Abu Dhabi Internacional Jiu-jitsu Pro, tricampeão do Manaus International Open e coleciona nove títulos de campeão amazonense.

“Saber que hoje eu posso ensinar crianças e jovens sobre essa modalidade é muito gratificante. O Governo do Amazonas, além de formar grandes atletas, oferece a oportunidade para que nós professores também possamos estar no mercado de trabalho”, ressaltou Luiz Carlos.

FOTOS: Julcemar Alves/Sedel

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em busca de um título inédito, relembre as melhores campanhas do México na Copa América

Redação

Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros e deve sair da prisão nas próximas horas

Redação

ARENA DA AMAZÔNIA É PALCO DE ACESSO HISTÓRICO DO AMAZONAS FC À SÉRIE B DO BRASILEIRÃO

Redação