Portal Uno Midias
Cidade

‘Dia de Motivação da Leitura’ incentiva o hábito de ler entre servidores e estudantes da Prefeitura de Manaus

Com a temática “Ler é legal, a qualquer hora”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 16/8, o “Dia da Motivação da Leitura” na rede de ensino, no hall da sede da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com a participação de servidores e estudantes. A ação pedagógica é amparada pela Lei Municipal n° 2.168, de 22 de setembro de 2016, que declara o dia 11 de agosto, como data dedicada à leitura na Semed.

Com o objetivo de incentivar ações de promoção à leitura com estudantes e servidores, nesse dia, os servidores desfrutaram de um momento literário nas dependências da Semed. Além disso, as unidades de ensino buscam abranger toda a comunidade escolar, a fim de conscientizar sobre a importância da leitura e o cuidado com o manuseio das obras literárias.

“Os estudantes têm estímulo nas unidades escolares. Sabemos que não é simples, estamos em um momento de alta tecnologia e o livro de papel tem ficado em segundo plano muitas vezes. Tem várias plataformas digitais que são muito atrativas, que chamam a atenção das nossas crianças e adolescentes, mas nós precisamos movimentar os livros, possibilitar que os estudantes tenham esse contato, porque nos dá novos horizontes”, explicou o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar.

Coordenação

A ação na Semed é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege), por meio das Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), Gerência de Creche (GEC), Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI) e as divisões de Ensino Fundamental (DEF), de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e de Educação Infantil (DEI).

“A GACPE abraçou essa proposta de trazer a leitura para o ambiente de trabalho e ambiente das escolas. Temos a Lei de 2016, essa é uma atividade que tem o apoio da secretária da Semed, Dulce Almeida, e que a GACPE busca desenvolver com todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs). Acontece esse momento aqui no hall da secretaria, mas também as escolas estão desenvolvendo esse projeto durante toda semana. É uma forma da gente fazer com que as crianças passem a ler mais e desgrudam um pouco da tela do computador ou celular”, compartilhou Mário Jorge Lima, gerente da GACPE.

Experiências

Entre os educadores que incentivaram no público presente o hábito da leitura, estava a assessora pedagógica da Educação Infantil, da DDZ Leste 2, Lidiane Andrade Colares. A educadora realizou a apresentação da história dramatizada do livro “Uma Joaninha Diferente”.

“Eu acredito que, por meio da leitura, as crianças podem se envolver mais no aprendizado, conhecer novos mundos e trabalhar toda a questão cognitiva, o desenvolvimento social, emocional e ajuda no processo de ensino aprendizagem”, concluiu Lidiane.

Fotos – Eliton Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus alerta banhistas para cuidados na Ponta Negra durante Carnaval

Redação Am

Prefeitura estuda instalar busto de herói nacional do Peru no largo de São Vicente

Redação Am

Prefeitura inicia terceira turma do curso de cuidador de idosos

Redação Am