As atividades do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, rua Aymoré, bairro Novo Israel, zona norte de Manaus, foram diferentes, nesta quinta-feira (11/11). Eles participaram da mobilização do “Dia D para o Saeb”, realizado em todas as escolas do Amazonas. Os jovens conversaram com os demais estudantes sobre a importância de realizar as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Luan Mattos, do 3º ano, representante do Grêmio, contou ter percebido que nem todos os estudantes das 15 turmas da 3ª série do Ensino Médio sabiam do que se tratava a avaliação, nem o motivo dela ser importante para todos eles.
“O Grêmio Estudantil se reuniu com os professores para ajudar a informar a data, o que vai cair na prova, para não pegar ninguém de surpresa. As aulas de Língua Portuguesa foram ampliadas, tudo para a gente estudar em conjunto, tirar dúvidas. A gente foi de sala em sala conversando com todo mundo”, explicou o jovem.
Em todo o Amazonas, 648 escolas vão realizar as provas, sendo 222 em Manaus, e 426 no interior, incluindo as salas anexas. Participam das avaliações, alunos dos ensinos Regular, Mediado por Tecnologia e Educação Indígena.
As provas serão realizadas de 22 de novembro a 10 de dezembro, em Manaus e nos 61 municípios do Estado.
SAEB – O sistema é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública.
O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Seduc-AM