Portal Uno Midias
Cidade

Dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus e dois shoppings terão vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 21/1

Dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus e os shoppings Manaus Via Norte e Sumaúma Park, ambos na zona Norte, funcionarão como pontos de vacinação contra a Covid-19, neste sábado, 21/1. As unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que abrem tradicionalmente aos sábados, irão atender crianças, adolescentes, adultos e idosos, das 8h às 12h, e os dois shoppings atenderão exclusivamente pessoas a partir de 18 anos, das 13h às 19h.

A vacinação em pontos alternativos às sextas-feiras e sábados vem sendo realizada desde a semana passada, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas, como forma de incentivo e facilitação de acesso da população aos imunizantes. A ação teve início com a oferta de vacina em seis supermercados da capital.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, informa que as dez unidades de saúde estarão atendendo o público de 12 anos ou mais, para vacinação de primeira e segunda dose e para aplicação das doses de reforço, conforme protocolos do Ministério da Saúde.

Nesses locais também podem ser vacinadas as crianças de 3 anos a 11 anos que ainda não tomaram nenhuma dose de vacina ou que receberam a primeira dose de CoronaVac e precisam completar o esquema primário.

As crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) seguem com o atendimento centralizado em quatro unidades específicas, onde está sendo aplicada a vacina Pfizer Baby (tampa cor de vinho) – USF Áugias Gadelha, na zona Norte; USF Alfredo Campos, na zona Leste; USF Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e USF José Rayol dos Santos, na zona Sul.

Djalma destaca que o município continua sem a vacina Pfizer pediátrica. “Estamos aguardando a regularização do abastecimento por parte do Ministério da Saúde e, enquanto isso, orientamos os pais com filhos de 5 a 11 anos, pendentes da segunda dose, a não buscarem no momento as unidades de saúde. Assim que as doses chegarem, faremos o comunicado à população”.

O subsecretário esclarece que a falta da segunda dose das crianças de 5 a 11 anos enquanto o município estiver desabastecido não impede a emissão da Declaração do Cartão de Vacinação Atualizado, exigido para matrícula nas escolas da rede pública. 

“Mesmo que o esquema vacinal contra a Covid não esteja completo, os pais devem ir à uma UBS e solicitar o documento. Caso necessário, a criança vai receber a vacina do calendário infantil que, porventura, esteja em atraso e a declaração será emitida”.

Públicos

De acordo com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o público geral a partir de 18 anos de idade pode receber da primeira até a quarta dose contra a Covid (segundo reforço) e os que têm alto grau de imunossupressão podem tomar, também, a quinta dose.

Os adolescentes de 12 a 17 anos e as crianças de 5 a 11 anos podem receber uma dose de reforço (3ª dose), sendo que os imunossuprimidos com 12 anos ou mais estão autorizados a receber até a segunda dose de reforço (4ª dose).

Já as crianças de 6 meses a 4 anos recebem apenas as doses do esquema vacinal primário (duas doses, no caso da CoronaVac, autorizada para o público a partir de 3 anos; ou três doses, no caso da Pfizer Baby, destinada ao público de 6 meses a 4 anos).

Para a vacinação de todos os grupos etários é exigido documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento no caso das crianças menores); CPF ou Cartão nacional de Saúde (CNS); e a carteira ou a caderneta infantil de vacinação.

Pontos extras

Os dois pontos de vacinação em funcionamento nos shoppings neste sábado estão sendo operacionalizados em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Nos dois locais estarão disponíveis todas as doses previstas pelo Ministério da Saúde para o público adulto.

As informações relativas à vacinação, como orientações quanto às doses e públicos contemplados, podem ser verificadas no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais oficiais (@semamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook).

O subsecretário Djalma Coelho reforça, mais uma vez, a necessidade de altas coberturas vacinais para proteger a população da Covid-19. “Infelizmente a pandemia ainda não acabou e, embora estejamos vivendo momentos mais tranquilos do ponto de vista epidemiológico, não é hora de relaxar quanto às medidas de proteção contra o vírus, e a vacina é a maior delas”.

Unidades Básicas – 8h às 12h

Zona Norte

– Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;

– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova I (a partir de seis meses de idade)

– USF Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, núcleo 3, Cidade Nova; 

– USF Maj PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina;    

Zona Sul

– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores (a partir de seis meses de idade);

Zona Leste

– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi (a partir de seis meses de idade);

– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;

– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

Zona Oeste

– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória (a partir de seis meses de idade);

– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I

Pontos alternativos – 13h às 19h

Zona Norte

– Shopping Manaus Via Norte – Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, Monte das Oliveiras

– Sumaúma Park Shopping – Avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Mais de 400 vias na zona Norte receberam recapeamento asfáltico por meio do programa ‘Asfalta Manaus´ da prefeitura

Redação Am

 Creche da Prefeitura de Manaus fica em 1º lugar no prêmio nacional ‘Destaque Educação’ 2022

Redação Am

Prefeitura realiza triagem dos cadastros para regularizar imóveis em comunidades da zona Norte da capital

Redação Am