Amazonas Politica Saude

Deputado Federal, Capitão Alberto Neto, vota a favor do aumento do piso salarial dos Enfermeiros

O Projeto de Lei (PL) 2564/20, que trata da alteração do piso salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira e altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, foi pauta de relevância na Câmara dos Deputados, hoje, durante todo o dia, nesta quarta, 4.

O Projeto, aprovado nesta noite, na Câmara dos deputados, altera o piso salarial nacional desses profissionais em um patamar mais elevado. O assunto foi alvo de debate, na Casa Legislativa, e recebeu a atenção devida da Câmara.

O PL 2564/20, do Senador Federal, Fabiano Contarato, do REDE-ES, propôs que esses profissionais recebam uma atualização monetária anual do piso da categoria, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no valor mínimo inicial de R$ 4.750, a ser pago, nacionalmente, pelos serviços de saúde públicos e privados. Serão quase 2,6 milhões de profissionais ativos que se beneficiarão da aprovação desse Projeto de Lei.

Pensando em um sistema de evolução e reconhecimento da categoria, o deputado federal, Capitão Alberto Neto, discursou no Plenário a favor da aprovação desse Projeto de Lei: “É dia de reconhecimento para os nossos heróis que lutaram essa guerra contra a Covid-19 e arriscaram as suas vidas para salvar as nossas. É dia de reconhecimento porque eles lutaram essa guerra, eles são heróis de guerra. Parabéns a todos esses profissionais!”, testemunha o deputado.

A deputada federal, Carmen Zanotto, do Cidadania – SC, relatora do projeto, pautou a importância desse PL, no contexto laboral dos profissionais e da categoria e dentro do cenário nacional.

A relatora defendeu com muito fervor a causa e estendeu seu pedido a todos os outros parlamentares: “aprovem esse Projeto”, pede a parlamentar.
Ademais, os técnicos de enfermagem, os auxiliares e as parteiras também entrarão nesse rol de evolução proporcionado por meio dessa PL.

Em se tratando dessa questão monetária, a proporcionalidade caberá para os técnicos de enfermagem, setenta por cento do piso dos enfermeiros. Já para os auxiliares de enfermagem e parteiras, o percentual será o de cinquenta por cento.

O deputado federal, Capitão Alberto Neto, vibrou com a vitória e declarou, de forma fervorosa, a sua alegria em um vídeo publicado, ao vivo, e compartilhado em suas redes sociais.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Cap. Alberto Neto

Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Artesãos do Amazonas participam do 14° Salão do Artesanato em Brasília

Redação Am

Em Borba, Governo do Estado vai implantar 43ª usina de geração de oxigênio medicinal do Amazonas

Redação Am

Avanço da febre oropouche preocupa autoridades de Saúde

Brasil 61
Sair da versão mobile