Cidade

Demolições administrativas da Prefeitura de Manaus devolvem calçadas a pedestres na Cidade Nova

Mobiliários irregulares e não passíveis de regularização, construídos e obstruindo calçadas na avenida Penetração I, no conjunto Canaranas, bairro Cidade Nova, zona Norte, foram retirados nesta quarta-feira, 10/11, durante ação da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Sem possibilidade de serem regularizados, ocupando logradouro público e impedindo a passagem de pedestres, com boxes e coberturas metálicas, incluindo lanches e borracharias, os mobiliários se somam às ações de demolição administrativa para melhorar a urbanidade na capital.

O trabalho teve apoio de equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Casa Militar, Polícia Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (GIPIAP).

De janeiro a outubro deste ano, a Divisão de Controle (Dicon) do Implurb realizou 39 demolições administrativas, 14 relativas a obras, feitas pela Gerência de Fiscalização de Obras (GFO), e 25 de posturas, pela Gerência de Fiscalização de Posturas (GFP).

O vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, afirma que é imprescindível que a população seja mais consciente quanto ao uso do que é público, não tomando áreas de uso coletivo para benefício particular.

Além da conscientização, o Implurb tem autuado e combatido mais fortemente invasões e obstruções de logradouros, calçadas e áreas públicas não permitidas para construção, incluindo áreas verdes e de preservação ambiental.

Atendimento

No Implurb, em razão da prevenção à Covid-19, foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações para casos mais urgentes. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas após formalização por e-mail para o diskordem.implurb@pmm.am.gov.br ou ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br.

O Plano Diretor de Manaus define que os passeios e logradouros públicos devem ser mantidos em bom estado de conservação pelo proprietário do lote, de forma a permitir, com acessibilidade, o trânsito de pedestres e cadeirantes.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Obras de Thiago de Mello e de Lúcio Costa, que desenhou Brasília, estarão no casarão da prefeitura

Redação Am

Prefeitura ofertará 160 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para mulheres

Redação Am

Veículos abandonados nas ruas serão recolhidos para o parqueamento da Prefeitura de Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile