Portal Uno Midias
Manaus

Delegado condenado a 30 anos pela morte de advogado sai de cadeia em Manaus

O delegado Gustavo de Castro Sotero – condenado a 30 anos de prisão em regime fechado – saiu da cadeia, na Delegacia Geral, onde estava preso. A Polícia Civil informou nesta quinta-feira (2) que a soltura dele aconteceu por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

O G1 entrou em contato com o TJAM e aguarda posicionamento do órgão.

O delegado foi condenado em regime fechado pela morte do advogado Wilson Justo Filho. O crime ocorreu no dia 25 de dezembro de 2017 em uma casa noturna na zona oeste de Manaus.

Sotero também foi condenado a perder o cargo público que ocupava. No entanto, o G1 apurou que, mesmo sendo condenado a perder o cargo público, o delegado continua na lista de servidores da Polícia Civil, como consta no portal da transparência, apto a receber salário. Em julho deste ano, o nome de Sotero ainda aparece com uma remuneração de mais de R$ 21 mil

No julgamento, que ocorreu em novembro de 2019 e durou três dias, a Justiça decidiu que o delegado respondia pelos seguintes crimes: Homicídio qualificado privilegiado do advogado Wilson; Homicídio privilegiado tentado; Lesão corporal de duas pessoas, incluindo a esposa do advogado.

No dia do júri, Sotero respondeu a interrogatórios do juízo e da acusação. Imagens do momento do crime na casa noturnas foram exibidas ao réu. O delegado afirmou que foi agredido pela vítima e por um amigo do advogado e que chegou a colocar a mão nele (vítima) para que ele parasse com as agressões.

Gustavo Sotero, Porão do Alemão, crime, homicídio, delegado, manaus, amazonas, — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O crime

O crime aconteceu em novembro de 2017 dentro de uma casa noturna na Zona Oeste de Manaus. O advogado Wilson de Lima Justo Filho morreu ao ser baleado por tiros efetuados pelo delegado e outras três pessoas ficaram feridas. No dia do crime, Sotero foi preso em flagrante pelos crimes de homicídio doloso e lesão corporal. O advogado estava na casa noturna com a esposa, que também foi baleada.

Wilson de Lima Justo Filho foi morto em casa de show — Foto: Arquivo Pessoal

*Com informações de G1AM/Foto: Reprodução/Rede Amazônica

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Wilson Lima concede incentivo fiscal para 66 empresas do Polo Industrial de Manaus

Redação Am

Seas ajuda idosa reencontrar família depois de 40 anos

Redação Am

Após 11 anos, Escola Estadual no Coroado é revitalizada e ganha novos espaços

Redação Am