Portal Uno Midias
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas instala réguas para o monitoramento de rios em Carauari

 Réguas já foram instaladas em quatro municípios do interior do estado, para auxiliar no acompanhamento fluviométrico

O município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) recebeu a instalação das réguas linimétricas, que serão usadas para o monitoramento dos rios, nos períodos de cheia e seca. Ao todo, dezessete municípios ainda devem receber os instrumentos.

A instalação das réguas está sendo realizada pelo Governo do Amazonas, através de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e a Defesa Civil do município de Carauari.

Com a instalação da régua linimétrica em Carauari, sobe para quatro, o número de réguas instaladas pelo Governo do Amazonas só nesse segundo semestre de 2023, garantindo assim, o monitoramento em diferentes pontos dos níveis do Rio Juruá, Médio Amazonas e Baixo Solimões. Ainda vão receber os instrumentos os municípios de Guajará, Benjamim Constant e Tonantins, abarcando o monitoramento no Alto Solimões.

O chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas (Cemoa), tenente Charlis Barroso, destacou a importância da instalação das réguas linimétricas. “Ao utilizar essas réguas, a Defesa Civil do Amazonas e outras agências de monitoramento podem avaliar o comportamento dos rios, identificando possíveis riscos de enchentes ou estiagem com antecedência”, disse. 

Ele destacou ainda que essas informações são essenciais para a elaboração de planos de contingência, alertas à população e tomadas de decisão em situações de emergência.

FOTOS: Divulgação/Defesa Civil-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Atrativos turísticos do Amazonas são apresentados durante a edição de retomada da feira BTL, em Lisboa

Redação Am

Herbário e Viveiro do CESP/UEA promovem conhecimento sobre a flora amazônica

Redação Am

Oficina de mobilização para candidatura do Teatro Amazonas como Patrimônio Mundial iniciou nesta quarta-feira

Redação Am