Economia

Defesa Civil Alerta: saiba como funciona o novo sistema de alertas de desastres do Governo Federal

https://brasil61.com/rails/active_storage/blobs/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBMFR1QWc9PSIsImV4cCI6bnVsbCwicHVyIjoiYmxvYl9pZCJ9fQ==--3c01ab3e5ba9752f391f1670688e87fe5e0a286e/PMDR242638A

O Governo Federal lançou o novo sistema de envio de alertas de desastres da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta.

A tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir o alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso.

Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.
Inicialmente, o Defesa Civil Alerta será testado, a partir do próximo sábado, 10 de agosto, em 11 municípios brasileiros das regiões Sul e Sudeste e terá duração de 30 dias.

Em seguida, o sistema será implementado de maneira gradativa no restante do país.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, falou sobre a importância do Defesa Civil Alerta.

“À medida que essa nova tecnologia representa um grande potencial para levar uma informação qualificada para as pessoas de uma maneira prévia a um desastre, que possa atingir aquela localidade, a gente passa a ter uma grande ferramenta para alertar, garantir maior segurança e, com isso, proteger a vida e o patrimônio das pessoas. Esses alertas serão utilizados apenas em situações de um risco muito crítico, apenas desastres que comprometem a vida e a segurança das pessoas”

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo Federal reconhece a situação de emergência em mais 21 cidades do Rio Grande do Sul castigadas por fortes chuvas

Brasil 61

Preço do café arábica registra baixa nesta sexta-feira (26)

Brasil 61

Média de preço do boi gordo subiu no último fechamento

Brasil 61
Sair da versão mobile