Cotidiano

Defensoria Pública participa da abertura do Curso de Multiplicadores em Justiça Restaurativa em Humaitá

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) marcou presença na abertura do módulo prático do Curso de Facilitadores de Justiça Restaurativa na Comarca de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). O evento ocorreu na segunda-feira (17) e reuniu autoridades locais e representantes de diversas instituições.

A formação de multiplicadores é voltada para gestores e professores das escolas das redes Municipais (Semed) e Estadual (Seduc), contando com o apoio da Escola Judicial do Amazonas (Ejud/TJAM). A abertura do curso aconteceu no auditório da Escola Estadual Álvaro Maia e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, e o coordenador da Central de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amazonas, juiz Luís Cláudio Cabral Chaves.

A defensora pública Mariana Paixão participou da cerimônia e destacou a importância da iniciativa, que está alinhada com a missão institucional da Defensoria. Segundo ela, o projeto contribui diretamente para a educação em direitos e para a solução extrajudicial de conflitos, beneficiando especialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Esse curso é extremamente relevante porque busca antecipar o cuidado e o tratamento, voltando a atenção para os adolescentes antes que se envolvam em atos infracionais. A Justiça tradicional costuma intervir apenas após a ocorrência de um crime, focando na responsabilização. No entanto, a Justiça Restaurativa propõe uma abordagem preventiva, auxiliando na resolução de conflitos e na reposição de danos ainda dentro do ambiente escolar. Isso é essencial, pois muitos dos nossos assistidos vivem realidades difíceis, com desestruturação familiar e evasão escolar, fatores que impactam diretamente suas vidas escolares. trajetórias”, afirmou a defensora.

Ainda durante o evento, a defensora Mariana Paixão foi convidada por professores e gestores de creches e escolas públicas para participar de capacitações e rodas de conversa. A defensora ressaltou que a Defensoria está aberta para atuar como parceira na disseminação dos princípios da Justiça Restaurativa dentro das instituições de ensino.

Foto: Divulgação/DPE-AM

The post Defensoria Pública participa da abertura do Curso de Multiplicadores em Justiça Restaurativa em Humaitá appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus participa da 305ª reunião do CAS para avaliar R$ 515 milhões em investimentos

Redação Am

Regiões Norte e Nordeste lideram consumo de macarrão no país

Nana Caymmi é internada no Rio de Janeiro com arritmia cardíaca

Sair da versão mobile