Portal Uno Midias
Cotidiano

De olho no futuro, MPAM estuda implementação de IA generativa no órgão

Reunião realizada na tarde desta terça-feira (16/07), contou com representante de empresa de renome na área de aconselhamento digital

Uma primeira conversa breve, mas essencial para os futuros passos da instituição. É como pode ser definida a reunião ocorrida entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e representantes da Gartner, empresa da área de aconselhamento digital, sobre a implementação de inteligência artificial (IA) nas rotinas do parquet, na tarde desta terça-feira (16/07). A IA generativa é uma categoria de inteligência artificial que pode criar novos textos, imagens, vídeos, áudios ou códigos em linguagem comum.

O bate-papo, que teve como anfitriã a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPAM, Lílian Stone, abordou a importância dessa tecnologia em órgãos da esfera pública, bem como exemplos práticos de utilização diária. “Trata-se de um enorme avanço para o Ministério Público, com benefícios que podem alcançar desde tarefas do nosso expediente diário até o atendimento ao público, que é o grande beneficiado com a nossa atuação”, afirmou.

Especialista da área, Erick Sobreiro, sócio executivo da Gartner, explicou que o grande objetivo do bate-papo foi endereçar demandas do MPAM em relação a um plano para a implementação de IA. “Foi uma conversa muito profícua, pois nós estabelecemos algumas alternativas e ficou muito claro o interesse da gestão em relação ao uso dessas tecnologias. Agora, o próximo passo é definir os recursos necessários e as prioridades para que a gente, de fato, comece esse processo de implementar soluções que vão beneficiar tanto a área finalística, quanto administrativa”, afirmou.

Na visão de Sobreiro, o papel primordial de uma plataforma de inteligência artificial generativa em um órgão público é a redução dos tempos de processos, sejam eles administrativos, finalísticos ou de atendimento à população.

Workshop na quinta-feira (18)

Além da reunião, Sobreiro comandará um workshop, na manhã da próxima quinta-feira (18/07), no auditório Gebes Medeiros, na sede do MPAM, com o tema “A implementação de OKRs nas organizações públicas”. “OKR (sigla em inglês para “objetivos e resultados-chaves”) é uma metodologia para medir a progressão de sucesso em relação a sua estratégia. Nós utilizamos esse tipo de ferramenta para garantir que estamos alinhados com o objetivo estratégico. É muito comum no cotidiano, a gente se afastar um pouco dos objetivos da organização, porque nós temos muitos desafios mais urgentes”, adiantou o sócio executivo da Gartner.

Texto: Lennon Costa
Foto: Hirailton Gomes

#mpam #amazonas #implementaçãodeiagenerativa

The post De olho no futuro, MPAM estuda implementação de IA generativa no órgão appeared first on amazonaspix.com.br.

The post De olho no futuro, MPAM estuda implementação de IA generativa no órgão appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Com 32,3 mil casos prováveis, MG deve atingir pico da dengue em março

TCE-AM lança Consulta Pública sobre Planejamento Estratégico

Mpox: Anvisa simplifica regra para importação de vacina e medicamento