Um estudo conduzido pela IBM revelou que dados de baixa qualidade estão gerando um impacto financeiro significativo nas empresas, resultando em um custo médio alarmante de US$ 9,7 milhões. A pesquisa, que envolveu 1.700 empresas, demonstrou que apesar de 74% delas buscarem se basear em dados, apenas 29% conseguem efetivamente conectar insights para ação.
O cenário ainda é agravado por outro dado preocupante da IBM: o custo médio global de uma violação de dados em 2023 atingiu a cifra de US$ 4,45 milhões, representando um aumento de 15% em relação aos últimos três anos. Esse aumento tem impulsionado 51% das organizações a planejarem um aumento nos investimentos em segurança, incluindo o aprimoramento do planejamento e teste de resposta a incidentes, treinamento de funcionários e adoção de ferramentas de detecção e resposta a ameaças.
Outra pesquisa, realizada pelo Gartner, reforça a importância da qualidade dos dados para a confiança na informação e o valor dos negócios. A má qualidade dos dados é considerada um dos principais fatores contribuintes para uma crise nesse sentido, impactando negativamente o desempenho financeiro das organizações.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Database Marketing & Customer Strategy Management, a coleta de dados é vista como uma atividade de aprendizado orientada a dados do cliente, que é precursora da qualidade do sistema de CRM.
A pesquisa, conduzida por especialistas na área, enfatiza a importância de capturar dados relacionais de comunicações personalizadas e detalhes de transações de interações com clientes para obter os melhores resultados. Nesse sentido, a coleta estratégica de dados é apontada como uma prioridade para as organizações que buscam aprimorar seus sistemas de CRM e a qualidade do atendimento aos clientes.
Eduardo Rodrigues, COO do Moskit CRM, acredita que o impacto de dados imprecisos nas operações de vendas pode ser devastador. “Os dados de baixa qualidade podem levar a tomadas de decisão equivocadas, uma vez que as informações imprecisas podem levar os vendedores a focar em leads pouco qualificados ou oportunidades que não são realmente promissoras”, alerta o executivo.
O COO do Moskit CRM, enfatiza que dados precisos são o alicerce para decisões estratégicas acertadas e para o sucesso nas técnicas de vendas. “O CRM precisa ter uma ferramenta no qual os gestores tenham uma visão clara do tamanho e valor dos negócios, possibilitando uma alocação mais eficiente dos recursos e a identificação das oportunidades mais promissoras”, destaca Eduardo.
Ele reforça que “o sucesso do forecast depende diretamente da qualidade dos dados disponíveis.O uso do Playbook aliado a dados confiáveis é uma combinação poderosa para o sucesso nas vendas. Ele proporciona uma padronização das práticas e processos de vendas, enquanto dados corretos fornecem insights valiosos para identificar oportunidades, priorizar esforços e alcançar metas com maior precisão”.
O gestor do Moskit CRM ainda lembra que para que haja uma visão clara do futuro das vendas, é fundamental confiar nos dados e seguir as estratégias com precisão e previsibilidade, lembrando que essas duas peças-chave trabalham juntas para fornecer uma abordagem consistente e embasada, permitindo que os gestores tomem decisões informadas e direcionem a equipe para o sucesso.