Portal Uno Midias
Cotidiano

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região


Logo Agência Brasil

O governo da República Dominicana adiou a realização da Cúpula das Américas para 2026. O evento estava previsto para ocorrer em dezembro deste ano. 

Em comunicado, divulgado nesta segunda-feira (3), o país diz que o adiamento ocorre em razão “das profundas divisões que atualmente dificultam o diálogo produtivo nas Américas”.

Notícias relacionadas:

“Após uma análise cuidadosa da situação na região, o Governo Dominicano decidiu adiar a Décima Cúpula das Américas para o próximo ano”, informa. 

Segundo a nota, a decisão foi tomada “em comum acordo com nossos parceiros mais próximos, incluindo os Estados Unidos, idealizador original deste fórum, e outros países importantes”. “Também consultamos representantes das principais instituições internacionais envolvidas na organização da Cúpula, como o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, acrescenta.

O anúncio ocorre no momento em que os Estados Unidos têm aumentado o número de tropas militares no Caribe e com ataques a embarcações que, segundo o governo de Donald Trump, tinham carregamentos de drogas. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em setembro, a República Dominicana havia anunciado que não iria convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela para a cúpula, pois esses países “por diversas razões, haviam decidido não fazer parte da OEA e tampouco participaram da edição passada” e “dadas as circunstâncias hemisféricas, isso favorece uma maior participação e garante o desenvolvimento do fórum”.

A Cúpula das Américas é um fórum de diálogo político de alto nível, que reúne chefes de Estado e de Governo dos países do continente americano. A primeira foi realizada em Miami, em 1994. A última edição ocorreu em Los Angeles, em junho de 2022. 

O Ministério das Relações Exteriores dominicano não informou nova data da cúpula em 2026. 

RELACIONADOS

STF retoma às 20h julgamento sobre descriminalização do aborto

Redação

Após 15 anos, sobreviventes contam traumas de temporais em Niterói

Redação

PIB do Amazonas cresce 2,19% no 4º trimestre de 2023