Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Cresce participação das mulheres em TI, mas equidade de gênero ainda é desafio

A participação feminina no mercado de Tecnologia da Informação vem crescendo, no Brasil e em outros países. É o que mostra um estudo da companhia norte-americana de outsourcing de TI, BairesDev, que identificou o aumento no número de mulheres se candidatando a cargos no setor. Apesar disso, ainda há um longo caminho para alcançar um patamar de equidade de gênero, visto que no Brasil apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em um país que o público feminino corresponde a 52,52% da população.  

Analisando cerca de 1 milhão de candidaturas, entre os anos de 2015 e 2021, a BairesDev descobriu que a proporção de candidatas foi de 11% para 31% na América do Sul e, no Brasil, de 16% para 40%. A Argentina está à frente, com a maior participação feminina, 46% de candidatas para as vagas da companhia. Na sequência vêm Uruguai, Honduras, Jamaica e República Dominicana, com o Brasil em oitavo lugar.

“Isso indica que apesar do crescimento, por aqui o desafio é ainda mais significativo. A inclusão de mulheres nesse mercado deve estar no radar de gestores e executivos de recursos humanos e empresas de recolocação, que têm muito a contribuir com a abordagem e promoção desse tema”, sinaliza a gestora de Marketing e RH da Finplace, Patricia Rechtman.  

Ampliar a participação do público feminino no segmento depende de ações e projetos promovidos por empresas e entidades, como a realizada pela plataforma MaisMulheresTech, que visa capacitar 100 mil mulheres para vagas em TI. A iniciativa é da Microsoft, em parceria com a WoMakersCode, que oferece cursos online gratuitos em áreas como computação em nuvem, infraestrutura, segurança da informação, desenvolvimento, e inteligência artificial, com todos os cursos ministrados por mulheres.   

Como a tecnologia pode ajudar

Além de ações como essa, a própria tecnologia é ferramenta para estimular a participação de mulheres em processos de seleção para posições em TI. Sistemas baseados em inteligência artificial podem ser utilizados para que a seleção de candidatos considere fatores como gênero, além de idade e nacionalidade. É o que faz o Staffing Hero, que analisa os dados dos candidatos e avalia as habilidades e exigências necessárias.

As áreas de interesse

O estudo da BairesDev também identificou que o SharePoint é a tecnologia que mais atrai mulheres, que se candidatam até três vezes mais a vagas envolvendo a plataforma. E as profissionais mostraram mais interesse por posições de desenvolvimento para dispositivos móveis. Já a faixa etária das candidatas é de 40% com 20 anos, enquanto para cargos de supervisão e liderança, mulheres entre 40 e 49 anos representam 37% das candidaturas, segundo o relatório Women in Tech deste ano.

Rechtman acredita que conhecer os principais interesses femininos em TI faz toda a diferença para o desenvolvimento de planos estratégicos que ampliem as oportunidades de inclusão, aumentando assim a participação das mulheres. “Quando pensamos na faixa etária, temos dois aspectos importantes: as possibilidades de atuação nesse mercado devem contemplar diferentes perfis de idade e experiência, incentivando o ingresso desde cedo e a qualquer momento da carreira”, analisa.

Para a executiva, a outra questão diz respeito às posições ocupadas por mulheres, que precisam alcançar cargos de liderança, em que serão responsáveis por direcionar as estratégias e tomar decisões importantes. “Não basta apenas que as empresas promovam ações de capacitação e ofereçam oportunidades, nem que as mulheres tenham interesse em ingressar o setor. É indispensável garantir a representatividade de gênero no longo prazo, e nessa jornada a diversidade e inclusão devem ser temas prioritários de todas as organizações, grandes companhias e startups, principalmente”, prevê a executiva.  

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Dor no peito pode ser indício da Síndrome do Coração Partido

DINO

JV Indústria segue com seu plano de expansão comercial

DINO

Verizon Prepaid lança sua melhor oferta do ano

DINO