Portal Uno Midias
Amazonas

Corpo de Bombeiros produziu mais de 10 mil litros de álcool 70%

Em parceria com órgãos públicos e empresas privadas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está fabricando álcool líquido 70% para abastecimento de unidades na capital e interior. Mais de 10 mil litros do insumo essencial para higienização das mãos e prevenção da Covid-19 foram produzidos, desde o início da pandemia, no ano passado.

A produção do álcool é uma parceria com o Laboratório Químico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A iniciativa recebeu o apoio da Coca-Cola Brasil, fábrica Virrosas e grupo Atem, que doaram garrafas plásticas e insumos de produção.

O trabalho começou por meio de uma parceria com o curso de Defesa Nuclear, Biológico, Química e Radiológica (NBQR), da Marinha do Brasil, que visa o preparo do público para as atividades de descontaminação, isolamento de área, detecção presuntiva de alguns agentes e, principalmente, a remoção aérea de vítimas.

O álcool produzido pelo Corpo de Bombeiros está sendo usado na sanitização e esterilização das Unidades de Resgate (UR), que trabalham na linha de frente conduzindo pacientes infectados, politraumáticos, entre outras situações.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Magno da Cunha Nascimento, detalhou o processo de fabricação. O militar também é técnico de laboratório químico da Ufam.

“Nós produzimos a água destilada, com alto grau de temperatura e pureza, para poder realizar o processo de diluição. O álcool chega concentrado em 96% e preparamos a diminuição da água, de acordo com a proporção do volume, adicionando a glicerina para proteger o ressecamento das mãos de nossos usuários e dando um aroma mais agradável ao produto”, destaca o sargento.

Além de consumo próprio, os mais de 10 mil litros produzidos pelo Corpo de Bombeiros foram doados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Francisca Mendes, Maternidade Ana Braga, além de unidades da Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto de Criminalística e Cruz Vermelha.

Além da capital, o produto também foi destinado às forças de segurança que atuam nos municípios de Autazes, Presidente Figueiredo e Carauari.

Sustentabilidade – Pensando na preservação ambiental e evitando a degradação no ambiente, todos os frascos de álcool produzidos são 100% reutilizados pela corporação. É o que explica a tenente e enfermeira do Corpo de Bombeiros, Raquel de Souza.

“Essas embalagens plásticas passam mais de 100 anos para se decompor no ambiente. Nosso principal objetivo é reutilizar essa matéria-prima, para que não haja lixo em nosso ambiente”, ressaltou.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Detran-AM: inovações no processo de emissão de CNH serve de modelo para Detran da Bahia

Redação Am

Ipaam reúne com presidente da Aleam para alinhar ações da agenda ambiental

Redação Am

Audiência Pública na Aleam expõe realidade de PCD’s no Amazonas

Jamil Maciel