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Contribuintes aderem aos canais de atendimento tributário on-line da Prefeitura de Manaus

Os canais de atendimento tributário on-line da Prefeitura de Manaus têm ganhando cada vez mais a adesão dos contribuintes do município. De janeiro a agosto deste ano, mais de 168 mil demandas dos cidadãos foram atendidas, por meio das ferramentas digitais disponíveis no portal Manaus Atende (http://manausatende.manaus.am.gov.br).

Do início do ano até hoje, a demanda pelos serviços tributários, via canais on-line, cresceu aproximadamente 40%. No primeiro mês do ano, a marca mensal de atendimentos na modalidade, era de 16 mil. Atualmente, essa média está em 23 mil solicitações mensais. Já o atendimento presencial, que está disponível apenas por agendamento prévio, tem registrado uma média mensal de três mil.

Para o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes, a pandemia habituou o contribuinte a usar cada vez mais os canais digitais do Manaus Atende, uma vez que o atendimento presencial esteve suspenso durante todo o período crítico de contágio por Covid-19.

“Além dos nossos serviços solicitados via processos, que já estavam disponíveis no portal de serviços, adequamos e incrementamos todos os nossos canais, incluindo também diversos endereços de e-mail e demais ferramentas para contato direto com o contribuinte. Por meio do telefone 156, chat e e-mail orientamos os contribuintes quanto à formalização de processos e serviços disponíveis no portal”, explicou.

A lista completa dos canais e serviços tributários on-line está disponível por meio do https://semef.manaus.am.gov.br/servicos-on-line.

Números

Conforme relatório do Departamento de Atendimento ao Contribuinte (Deat) da Semef, de janeiro a agosto deste ano, o canal mais acessado pelos contribuintes foi o “Fale Conosco”, onde o cidadão envia suas dúvidas ou solicita atendimento, preenchendo um formulário que pode ser acessado na página inicial do portal de serviços Manaus Atende.

Nesses oito meses, os servidores do Manaus Atende responderam a 47.566 solicitações por meio da ferramenta. Outros serviços bastante acessados pelos cidadãos são a central telefônica 156 e o chat on-line, serviço onde o contribuinte pode “teclar” em tempo real com os atendentes. Nesse mesmo período, os dois canais somaram 71.143 registros.

Nos oito primeiros meses do ano, também foram tramitados aproximadamente 31 mil processos, formalizados via Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), 2.348 foram tramitados somente neste primeiro mês do ano. Os processos são relacionados a procedimentos de IPTU, ITBI, ISS e taxas municipais. Somente de processos para alteração de titularidade de IPTU foram registrados quase 5 mil atendimentos.

Presencial

Em junho deste ano, o serviço Manaus Atende voltou com os atendimentos presenciais, mas somente com agendamento prévio. Segundo o subsecretário da Semef, Armínio Pontes, a medida é para atender os contribuintes que ainda não possuem intimidade com as ferramentas web e internet.

O contribuinte pode agendar seu atendimento pelo http://siga.manaus.am.gov.br:8080/agendamento e escolher o horário e local de atendimento: Central da Rua Japurá, 493, Centro, ou no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do shopping Sumaúma (bairro Cidade Nova, zona Norte) e da galeria Espírito Santo, Centro.

Caso o contribuinte tenha alguma dificuldade para realizar o seu agendamento no portal de serviços, poderá entrar em contato com o atendimento do 156. O sistema de agendamento já está disponível. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta.

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