Amazonas

Contratos de aluguel de imóvel e veículos ajudam a respaldar proprietários de golpes, alerta Delegacia do Consumidor

Alugar imóveis ou veículos é uma atividade que exige profissionalismo e cuidados jurídicos, alerta a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Amazonas. Regularizar contratos em cartório, por exemplo, é um respaldo do qual o dono não deve abrir mão, pois ajuda a respaldá-lo caso o bem seja utilizado em práticas criminosas.

Segundo o delegado Eduardo Paixão, titular da Decon, muitos criminosos utilizam imóveis e até carros alugados de terceiros para se passarem por pessoas idôneas. Por isso, é necessário se prevenir contra futuros inconvenientes com a Justiça.

“É relevante que você tenha documento oficial, no sentido de ter a assinatura de quem está na sua frente, importante você ter uma foto dessa pessoa e também a cópia de um documento pessoal”, orienta.

A Decon reforça a necessidade de se guardar todo e qualquer registro de contato com o locatário, além de outros vestígios que possam comprovar a relação de negócios estabelecida entre as partes.

Devem ser guardadas conversas em redes sociais e/ou e-mails que comprovem que o bem está cedido sob forma de aluguel ou empréstimo temporário.

Tais orientações servem também para proprietários de pequenos hotéis, mesmo que a estadia da pessoa seja apenas por algumas horas ou alguns dias. Deve-se sempre exigir uma cópia de documentos oficiais com fotos, salienta Eduardo Paixão.

“Amanhã, se for encontrado um objeto roubado, um veículo, se for encontrado droga nesse estabelecimento, a gente tem a quem recorrer. Qualquer tipo de crime ou inconveniente nas dependências deste imóvel, o proprietário, se convidado a comparecer na delegacia, tem um documento oficial dessa pessoa para prestar esclarecimentos”, explicou o delegado do Consumidor do Amazonas.

Outra recomendação é que os proprietários consultem o nome do locatário numa delegacia próxima ou façam a consulta pública no site do Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do endereço https://www.tjam.jus.br.

FOTO: Carlos Soares/SSP-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Imprensa Oficial do Estado do Amazonas recebe visita do Secretário de Governo

Redação Am

Sedecti discute elaboração de nota técnica sobre exportação de produtos das cadeias regionais do Amazonas

Redação Am

Adaf intensificou ações de defesa vegetal no Amazonas em 2021

Redação Am
Sair da versão mobile