Portal Uno Midias
Amazonas

Conselho consultivo aprova, por unanimidade, prestação de contas da FCecon

O conselho consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aprovou, por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas referente ao ano de 2021 (RAG 2021), nesta segunda-feira (28/03). O relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A reunião do conselho consultivo segue o regimento interno da Fundação, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 31.951 de 2010.

Participaram da reunião o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão; o diretor técnico, cirurgião Marco Antônio Rocha; a diretora administrativo-financeira, enfermeira Nilda Maria da Silva; e representantes da SES-AM, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

Atendimento – No ano de 2021, a FCecon realizou 990 mil procedimentos em serviços ambulatoriais e mais de 29,5 mil procedimentos hospitalares em Oncologia. Foram mais de 2,7 mil cirurgias de pequena, média e alta complexidade, e 86 mil consultas médicas.

A Fundação Cecon também realizou 149 mil procedimentos no tratamento ambulatorial não cirúrgico, como radioterapia, quimioterapia e hemoterapia, 76 mil procedimentos de terapia da dor e cuidados paliativos e mais de 560 mil exames de apoio ao diagnóstico.

Ações – Dentre as ações e melhorias realizadas no ano de 2021, o diretor-presidente Gerson Mourão destacou o projeto para a construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). O centro de referência ficará anexo à Fundação e realizará conizações, pequena cirurgia que trata as lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

Algumas atividades foram redirecionadas à rede, como biópsias de mama e colo do útero, exame de histeroscopia e a retomada do Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM), numa parceria entre o Estado e o Município.

“Tivemos grandes avanços no ano de 2021, como o projeto do Cepcolu e o redirecionamento das biópsias à rede. São duas importantes medidas para termos resolutividade quanto ao câncer do colo do útero e de mama no Amazonas”, disse Gerson Mourão.

Relatório – O Relatório Anual de Gestão será enviado ao Tribunal de Contas do Estado para apreciação.

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Amazonas: 21 municípios do estado vão receber novas UBS

Redação

Adaf obtém adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção

João Alves

Família aproveita mutirão para levar jovem autista para se vacinar no Vasco Vasques

Redação Am