Manaus – Neste domingo (2), dia do primeiro turno das Eleições 2022, haverá reforço na frota de ônibus e esquema especial de trânsito para atender os eleitores. Além disso, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), haverá 356 fiscais atuando para orientar a população
A gratuidade no transporte público urbano, do tipo convencional, será das 4h às 18h. As eleições ocorrem das 7h às 16h, na capital amazonense.
Um total de 56 fiscais de transporte irá atuar, a partir das 4h, nos terminais e garagens de ônibus, para controlar a saída do transporte no horário certo. A frota será de 1.149 ônibus para o domingo de eleição.
Caso os usuários de transporte público tenham dúvidas sobre quais linhas passam nos locais de votação, pode fazer a consulta pelo Disque Transporte 118 ou pelo aplicativo “Cadê meu ônibus”.
Horário de funcionamento dos ônibus gratuitos: 4h às 18h.
Trânsito
A operação especial de trânsito montada envolve aproximadamente 300 agentes, responsáveis por garantir a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação do primeiro turno das eleições. Os servidores estarão nas ruas a partir das 5h, para monitorar a circulação de veículos e pedestres.
Segundo o IMMU, não haverá interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.
Em caso de obstrução de vias, os agentes de trânsito podem ser solicitados pelo telefone 0800 092 1188 Plantão do IMMU Trânsito, que funciona 24 horas.
Fiscalização e segurança
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), atuará, desde a noite de sábado (1º) nas Eleições 2022, participando da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que acontecerá nos bares e estabelecimentos da cidade, visando o cumprimento da Lei Seca.
A Guarda Municipal continuará atuando no domingo normalmente nos prédios públicos onde já estão escalados.
*D24am/(Foto: Marinho Ramos /Semcom)