Três comunidades indígenas Yanomami no Amazonas recebem mutirão para serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), até o dia 16 de janeiro. As ações são coordenadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e contam com apoio do Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), responsável pela emissão de CINs no Estado.
O mutirão para emissão do documento iniciou nesta quinta-feira (11/01) nas comunidades de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), e Ariabu, localizada na divisa com o município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus). Nessas localidades os atendimentos serão realizados até 13 de janeiro.
Já no período de 14 a 16 de janeiro, as equipes do IIACM se deslocarão para a comunidade Maiá, também situada na região de fronteira com Santa Isabel do Rio Negro. Na comunidade moram cerca de 650 indígenas e mais de 100 pessoas não possuem documento de identificação.
As ações nas comunidades indígenas visam garantir o acesso à documentação básica aos povos Yanomami que residem em regiões distantes e de difícil acesso à políticas públicas e documentação básica.
Além da emissão de Carteiras de Identidade Nacional, outros serviços são oferecidos aos moradores das comunidades Yanomami. Entre eles estão orientação jurídica para documentação e ofícios para emissão da segunda via de certidão de nascimento, realizados pela Defensoria Pública do Amazonas e pelo setor de documentação da Funai, respectivamente.
Fotos: Divulgação: SSP/AM
The post <strong>Comunidades Yanomami no Amazonas recebem mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional</strong><strong></strong> appeared first on Blitz Amazônico.