Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Como funciona o atendimento médico on-line?

O atendimento médico on-line tem se tornado tendência mundial. Com a flexibilização da regulamentação feita pelo Ministério da Saúde e também o impulso da pandemia do novo coronavírus, o atendimento médico digital tornou-se cada vez mais comum.

De acordo com a Clínica Geral da Vibe, Fernanda Monteiro “a regulamentação é de suma importância porque traz diretrizes que devem ser seguidas pelas empresas e profissionais médicos, de modo a atender com excelência a população e evitar más condutas e/ou prejuízos ao cliente’’.

O que é atendimento médico on-line?

A consulta médica on-line é feita entre o médico e paciente, por meio de uma plataforma que utiliza tecnologia da informação para garantir a segurança e o sigilo de dados, que foram trocados no período da consulta.

Para que seja realizado o atendimento médico, a plataforma da consulta deve registrar no prontuário do paciente informações clínicas, o número do Conselho Regional Profissional do Médico e a unidade de federação.

Com a consulta médica on-line, o profissional também pode prescrever receitas e atestados médicos, desde que assinados virtualmente.

Fernanda Monteiro ainda afirma que “a telemedicina facilita a vida de doentes crônicos porque amplia o acesso e permite que o cuidado seja possível independentemente da localização de profissionais e pacientes. A consulta pode ocorrer separadamente da disponibilidade do transporte, da má previsão do tempo, do congresso médico ou da visita que chegou inesperadamente”.

Benefícios do atendimento médico on-line

O atendimento médico on-line tem como principal benefício a praticidade para o agendamento de consultas e a diversidade de especialistas:

  • Agenda clínica ampliada: possibilidade do paciente definir o melhor horário e período para agendamento de consultas;
  • Estrutura de dados sigilosa: segurança de dados trocados durante a consulta;
  • Envio de imagens e arquivos em tempo real, médicos, enfermeiros e especialistas podem compartilhar dados como fotos de cardápio, atestados, de forma rápida.
  • Praticidade para esclarecer dúvidas: consultas on-line permitem a explicação de dúvidas sobre sintomas e tratamentos, por exemplo.

A médica Fernanda Monteiro ainda expõe sobre a importância da telemedicina. “O Brasil é um país continental com inúmeros municípios que carecem de profissional médico por diversas razões, uma delas é a dificuldade de acesso. Nesse sentido, a telemedicina encurta distâncias e leva mais especialidades onde antes nem o clínico geral chegava’’.

Atendimento com nutricionistas on-line

O atendimento com nutricionista também pode ser agendado para ocorrer on-line. Por meio de uma chamada de vídeo, o profissional em nutrição realiza a consulta com base nos objetivos do paciente, fornecendo todo o suporte para esclarecer dúvidas e ainda prepara um cardápio completo que é enviado pela própria plataforma.

Consulta com psicólogos on-line

Cuidar da saúde mental é fundamental e com a flexibilidade das consultas on-line, o paciente pode realizar o atendimento em diferentes locais, via smartphone. Para agendar as sessões com terapeutas on-line é possível escolher a vertente que busca explorar, seja por abordagens ou mesmo especialidades.

Com a conexão on-line, o paciente pode definir o melhor horário de atendimento e ainda ter maior liberdade para participar das sessões no ambiente desejado.

Fernanda também destaca que “A telemedicina democratiza o acesso, expande a oferta de cuidado e encurta distâncias ao permitir que o profissional de saúde chegue aos locais mais remotos do país. Num país continental como nosso, poder chegar aonde o transporte não leva, é de suma importância. Além disso, contribui muito quando a telessaúde permite que diversos profissionais façam abordagens multidisciplinares em prol do paciente. Na prática, um médico especialista em SP pode contribuir com o cuidado de um paciente no RN sem deslocamento’’. 

Consulta com enfermeiros on-line

O enfermeiro on-line atua como um intermediador do paciente para que ele seja orientado, com base nos sintomas, à especialidade de saúde mais indicada. A triagem com enfermaria é recomendado em caso de sintomas como febre, coriza, tosse, dentre outros.

Para saber mais, basta acessar: https://vibesaude.com

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Instalar iluminação de Natal em casa requer segurança

DINO

Pearson faz parceria com Lupa em newsletter sobre IA

DINO

Dicas para ter sucesso nas vendas de Natal

DINO