Amazonas

Comitê do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas discute ações para período de estiagem

11ª reunião do comitê ocorreu nesta terça-feira (29/08), com a presença de instituições estaduais, federais e da sociedade civil

Instituições do Governo do Amazonas, órgãos federais e entidades da sociedade civil estiveram reunidas, nesta terça-feira (29/08), para a 11ª Reunião do Comitê do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM). Na oportunidade, o grupo discutiu ações para o período de estiagem.

O encontro teve o objetivo de orientar as estratégias da quarta fase do Plano, que reúne uma série de metas e ações para o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no Amazonas, para o biênio de 2023 a 2025. É o que explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“Estamos em um cenário de redução de mais de 60% do desmatamento, de janeiro a agosto, e também queda de mais de 20% no número de queimadas. Isso é fruto de uma atuação integrada dessas instituições e o PPCDQ é um instrumento que ajuda na organização e nas agendas em comum dos governos federal, estadual e municipal, nas estratégias de combate dos ilícitos ambientais”, destacou.

Durante o encontro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apresentou as perspectivas para o El Niño, que neste ano deve resultar em um aquecimento estimado de 2°C das águas do oceano Pacífico e em um déficit de precipitação acentuado nos meses seguintes.

Atualmente, o Estado registra redução de 25,63% dos focos de calor registrados de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparado apenas os meses de agosto de 2023 e 2022, a redução chega a 39%. Mesmo diante dos dados positivos, o cenário dos próximos meses pode ser desafiador.

“Está previsto o apoio na remuneração de brigadistas para ampliar a capacidade dos municípios no combate aos incêndios e queimadas. Vamos fazer de tudo para manter essa redução, mesmo no cenário de El Niño que foi apresentado e se mostra bem preocupante”, reforçou o secretário.

Além da Sema, participaram da 11ª Reunião do Comitê representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect), e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Entre as instituições de Estado estiveram presentes também membros do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Polícia Militar (PM) e do Batalhão Ambiental da PM, da Polícia Civil e Defesa Civil, bem como da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). 

Do governo federal, participaram do encontro representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Inpa. Da sociedade civil, cita-se membros da Casa do Rio e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Fotos: Lara Rodrigues/Sema

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Secretário Mansur visita Centro de Inteligência Regional

Redação Am

Ex-aluna do Liceu Claudio Santoro participa da orquestra do “The Voice” em Los Angeles

Redação Am

Governador Wilson Lima anuncia publicação do edital do concurso da Sefaz

Redação Am
Sair da versão mobile