Manaus – O servidor de limpeza pública, Aldenir Rodrigues Castilho, 25, morto durante assalto, na noite de terça-feira (26), era conhecido e querido no local onde o crime aconteceu. A vítima foi baleada na travessa S6, com a Cinco de Setembro, no Japiim, zona Sul de Manaus.
Moradores da área contaram que o gari era acostumado a fazer coletas diárias na rua. Na noite de ontem, como de costume, o lixo foi separado e colocado na via pública, para Aldenir passar recolhendo em seguida.
Algumas pessoas já haviam percebido que um veículo de cor branca estava circulando na área. O veículo foi até o fim da rua e depois voltou para a cinco de setembro. Um criminoso conversou com um morador, na intenção de observar a movimentação no local e aproveitou que um grupo de mulheres estava na rua para anunciar o assalto.
Uma câmera de segurança mostra a chegada do caminhão coletor de lixo. Quando Aldenir desce a rua, o suspeito sobe após assaltar as mulheres. Durante a fuga, o criminoso vira e atira.
“A população gritou ‘Ladrão, ladrão!’ e o rapaz estava descendo. Eu acho que pensou que o Aldenir ia para cima dele. Ele só fez botar a arma para trás e atirou. E infelizmente pegou nele (Aldenir). Nossa reação só foi de socorrer ele”, explicou um morador, que preferiu não se identificar.
A vítima foi socorrida em um carro particular e levada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas já chegou morto na unidade. Após liberação do Instituto Médico Legal (IML), o corpo será levado para a município de Beijamin Constant (a 1.121 quilômetros a oeste de Manaus), cidade natal da vítima.
Aldenir deixa a esposa e duas filhas, de 4 e 7 anos. Ele morava na capital há três e anos e veio em busca de vida melhor.
Ajuda solidária
Para ajudar a família da vítima, os moradores do Japiim estão arredando valores para repassar à companheira de Aldemir. Qualquer valor pode ser transferido através de pix para o número (92) 984057274.
“Sei que não vai trazer a vida dele de volta, mas como ajuda para família dele, estamos fazendo uma vaquinha. Quem sentir vontade pode ajudar”, afirmou um morador da área.
*D24am/Foto: Divulgação