Portal Uno Midias
Cotidiano

Com urbanização a todo vapor, complexo Rei Pelé entra na reta final e deve transformar mobilidade e lazer na zona Leste de Manaus

O vice-prefeito de Manaus e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, realizou a vistoria, na manhã desta quinta-feira, 5/6, dos trabalhos finais de um dos maiores projetos da atual gestão: o complexo viário Rei Pelé, na tradicional rotatória do Produtor, zona Leste da cidade. A obra, que já alcançou 98% de execução, será entregue no dia 16 de junho e entra, agora, na fase de urbanização e acabamento.

A visita foi feita enquanto dezenas de operários trabalham em, ao menos, dez frentes simultâneas, entre a implantação da pista de skate, a quadra de basquete, o ringue de boxe, o paisagismo, a pista de caminhada e a recomposição de calçadas. “Estamos preparando o solo para receber o paisagismo e concluindo o espaço de convivência que vai integrar esporte, lazer e mobilidade urbana em um mesmo lugar. Esta era uma rotatória que só servia para travar o trânsito. Agora, ela vai se transformar em um símbolo de reestruturação e qualidade de vida”, afirmou Renato.

O novo complexo é uma intervenção multinível com túnel, pista de rolamento e viaduto, projetada para reorganizar completamente o fluxo viário de uma das regiões mais movimentadas da capital. Conforme Renato Junior, a obra vai permitir, por exemplo, que quem sai da avenida Itaúba em direção à Camapuã siga por um corredor expresso ou acesse diretamente a Grande Circular, desafogando o entorno da feira do Produtor. “É uma obra grandiosa, mas o mais importante é que ela foi pensada para melhorar o cotidiano das pessoas. É sobre trânsito, mas também é sobre tempo de vida”, disse.

Durante a vistoria, Renato destacou ainda que o cronograma segue acelerado graças ao trabalho ininterrupto das equipes, inclusive à noite. Nas últimas etapas, são executados o reboco e a impermeabilização da trincheira, a terraplanagem na Itaúba (sentido Baratão da Carne), e a colocação de meio-fio e sarjeta.

O projeto prevê a entrega de uma floreira central, ladeada por uma pista de caminhada, integrando a engenharia à paisagem e criando um espaço de respiro urbano em meio ao concreto. A intervenção urbana, que antes era vista como apenas uma solução para o tráfego, passa a abrigar múltiplos sentidos, incluindo esporte, lazer e humanização do espaço público.

A poucos dias da inauguração, a obra do Rei Pelé já ganha o reconhecimento de quem passa pela região. “A paisagem está mudando, mas o que muda de verdade é a forma como a cidade trata quem vive nela. Obras grandes mudam a cara da cidade, mas são os detalhes, como uma pista de caminhada ou um ringue de boxe no lugar certo, que mudam de verdade a vida das pessoas”, afirmou o vice-prefeito.

Com a inauguração prevista para 16 de junho, o complexo viário Rei Pelé deverá impactar diretamente mais de 300 mil manauaras que circulam diariamente pela zona Leste. A entrega marcará um novo capítulo da mobilidade urbana da cidade e reafirma o compromisso da gestão com uma infraestrutura que vai além do asfalto, uma infraestrutura pensada para gente.

Foto – Carlos Oliveira/Vice-Prefeitura

The post <strong>Com urbanização a todo vapor, complexo Rei Pelé entra na reta final e deve transformar mobilidade e lazer na zona Leste de Manaus</strong> appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

RS usará sabão ecológico na limpeza de casas atingidas por enchentes

TCE-AM mobiliza ações para apoiar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Com formato de nuvem de neblina, chafariz de 15 metros da praça molhada do Gigantes da Floresta encanta visitantes