A intensificação da oferta do exame de cateterismo cardíaco na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está mudando a vida de amazonenses que aguardavam pelo procedimento. Entre eles está a dona de casa Albanisa do Nascimento Silva, de 60 anos, que foi submetida ao cateterismo na manhã desta terça-feira (02/02) e elogiou a rapidez para realizar o procedimento.
“Eu só tenho a agradecer a Deus e a Secretaria de Estado de Saúde por realizar essa intensificação e acelerar o procedimento para muitos pacientes. Todo meu processo foi muito rápido e via sistema, sem precisar da interferência de ninguém para ajudar a acelerar o processo”, relatou a dona de casa.
No dia 24 de janeiro, Albanisa apresentou pressão alta e dores nos braços e a filha, Mayanne do Nascimento, decidiu levá-la a uma unidade de saúde. O médico que atendeu a dona de casa constatou que ela havia sofrido um infarto e a transferiu para o Hospital Francisca Mendes.
De acordo com a filha de Albanisa, no dia em que a mãe foi internada, a pressão dela chegou a 25×13. “Graças a Deus tudo foi resolvido rápido aqui no Francisca Mendes para fazer o catete. Ela quer muito fazer a cirurgia de catarata. Então, com essa agilidade logo ela vai se recuperar, controlar a pressão e voltar a enxergar melhor”, disse Mayanne.
No 1° dia de atendimento noturno, 20 cateterismos foram realizados no Hospital Francisca Mendes. Essa é a 1ª vez que a unidade, na zona norte de Manaus, realiza esse tipo de exame durante o período noturno, das 19h à meia noite. Na rotina do hospital, o procedimento já era realizado nos turnos matutino e vespertino.
O secretário de estado de saúde, Dr. Anoar Samad, ressaltou que a intensificação amplia o acesso da população e reduz o tempo de espera pelo procedimento. “Em menos de 24h da intensificação no Francisca Mendes, a ação já tem apresentado resultados positivos, com os pacientes muito satisfeitos e assistidos da melhor maneira, tudo por meio do SUS. Ao longo desses três meses, muitas pessoas ainda serão beneficiadas com essa intensificação à noite no Francisca Mendes”, afirmou Dr. Anoar Samad.
A ação do Governo do Amazonas, por meio do programa Saúde Amazonas, tem a meta de executar, por mês, 328 procedimentos, totalizando 984 cateterismos no período de três meses.
Reorganização – O fluxo de pacientes para o Hospital Francisca Mendes será ampliado com o encaminhamento de pacientes infartados de outras unidades de saúde, do Estado via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), considerando a nova metodologia e protocolos de acesso de acordo com a gravidade do paciente.
Após a realização dos exames, quando detectada a necessidade, a unidade está preparada para realizar o procedimento cirúrgico no próprio hospital. A estimativa é que 10% dos pacientes necessitem da intervenção.
Balanço – Desde junho de 2020, o Hospital Francisca Mendes, referência no tratamento de doenças cardiovasculares na região Norte, passou por um processo de reorganização e iniciou um plano de ampliação de cirurgias cardiovasculares, com a expectativa de realizar mensalmente mais de 50 procedimentos. A unidade também realiza, em média, 120 tomografias por dia com um equipamento moderno, que possui melhor processamento de imagem, rapidez na realização do exame e conforto para o paciente.
FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM