Amazonas

Com estoque crítico, Hemoam convoca doadores dos tipos sanguíneos O+ e O-

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de sangue O+ e O- devido ao estoque baixo de bolsas desses dois tipos. A alta demanda por componentes do sangue na capital e no interior têm demandado cada vez mais a presença de doadores no hemocentro para repor os estoques.

A chegada do fim do ano marca também o início do ‘inverno amazônico’ e, em razão das chuvas, poucas pessoas procuram o hemocentro para doação, o que coloca em risco a disponibilidade de bolsas para suprir a demanda por componentes do sangue na capital e em 44 cidades do interior.

Além disso, os casos de Influenza H3N2 também têm contribuído para o não comparecimento dos doadores e pela baixa no estoque de sangue.

“É importante manter o estoque seguro, uma vez que com as festas de fim ano e as férias, a necessidade de sangue tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões na temporada, causadas em sua maioria pelo aumento no número de casos de acidentes.” destacou a gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Flávia Rezende.

Funcionamento no fim de ano – Na véspera de Natal (24/12) e na véspera de Ano Novo (31/12), a coleta de sangue na Fundação Hemoam funcionará das 7h às 16h, enquanto nos dias (25/12) e (01/01), não haverá expediente devido Natal e feriado do Dia Mundial da Paz, respectivamente.

Como doar – Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Iniciativas de Unidades de Conservação contribuem para regramento do manejo sustentável de jacaré no Amazonas

Redação Am

‘Zera Dívida’ ganha novos postos de atendimento em supermercados da zona Norte e ações itinerantes em bairros da zona Leste

Redação

Operação Rastreio recupera mais de 70 celulares roubados em Maués, no AM

João Alves
Sair da versão mobile