Portal Uno Midias
Amazonas

Com baixa adesão da vacinação contra a Covid, Codajás corre risco de perder imunizantes

O município de Codajás, distante 240 quilômetros de Manaus, corre o risco de perder vacinas contra a Covid-19. Isso porque, segundo a prefeitura, os imunizantes podem ser transferidos para outras cidades onde a procura esteja sendo maior que no município.

Segundo o vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), 41% da população vacinável de Codajás recebeu a primeira dose e apenas 13% completou o esquema vacinal.

Na cidade, pessoas a partir de 18 anos já podem receber o imunizante.

Em uma nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura explicou que foi realizada uma reunião da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) com os secretários municipais de saúde do estado. Um dos assuntos debatidos foi a possibilidade de os municípios que possuem bom estoque e que a população não esteja aderindo à vacinação e às ações, que fizessem remanejamento de doses.

Os imunizantes, segundo a proposta, iriam para municípios vizinhos que estivessem com baixo estoque e com dificuldades de alcançar a população por causa da baixa quantidade de doses. O G1 questionou a SES e a FVS sobre a proposta, e aguarda resposta.

O secretário de saúde da cidade, Aislan Ruela, se posicionou na nota sobre a situação na cidade. Segundo ele, a população cobrou a prefeitura para que a vacinação fosse ampliada para novas faixas etárias, mas não procurou atendimento quando o pedido foi atendido.

“De certa forma [houve] um posicionamento para que fosse aberto a todos os grupos da vacina e neste momento não estão aderindo à vacinação contra a Covid-19. Se perdermos as doses isso nos atrasará, pois teremos que voltar às idades anteriores”, disse.

Ruela também afirmou que o município estuda medidas para ampliar a vacinação na cidade, como orientar que festas, bares e bancos exijam o comprovante de vacinação de pessoas que, por ventura, venham utilizar esses serviços ou queiram ingressar nos estabelecimentos.

“Estamos nos bastidores correndo atrás de outras soluções, como a obrigatoriedade em festas, bares e bancos, mas a população deve fazer de forma espontânea, acredito que seja o melhor caminho”, finalizou.

Dados do vacinômetro mostram que Codajás está na 48ª posição do ranking da vacinação entre os 62 municípios do estado. A cidade tem um público vacinável de 15.900 pessoas. Dessas, apenas 6.554 receberam uma dose da vacina, 34 receberam a dose única da Janssen e somente 2.081 tomaram o reforço do imunizante.

*Com informações de G1 Amazonas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Jovem comemora aniversário na fila de vacinação no Vasco Vasques

Redação Am

Concurso público da Adaf tem validade prorrogada

Redação Am

Atletas comemoram patrocínio do Governo do Estado para clubes de futebol do Amazonas: ‘Estávamos precisando’

Redação Am