Portal Uno Midias
Cotidiano

Com apoio da prefeitura, comunidades ribeirinhas de Manaus recebem cinema de rua

O cinema de rua está chegando às mais comunidades ribeirinhas de Manaus. Contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus , por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o projeto “Cinema Ribeirinho” pesquisas de cinema para as comunidades de Baixote, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, e Tatulândia, na RDS do Tupé, ambas na margem esquerda do rio Negro, a 25 quilômetros de Manaus, na zona rural. O projeto também oferece um escritório de fotografia externo para crianças.

As sessões de cinema acontecem no dia 5/4 na comunidade Baixote e no dia 17/5 na comunidade Tatulândia. O projeto é fruto de um trabalho de busca ativa realizado pela Prefeitura de Manaus em 2024, que abrange comunidades periféricas e ribeirinhas, tanto nas áreas urbanas quanto rurais da cidade.

Extensão do projeto “Tupé, Arte, Cultura e Meio Ambiente”, contemplado por Lei Paulo Gustavo, o “Cinema Ribeirinho” proporciona uma experiência cinematográfica às comunidades ribeirinhas de Manaus, oferecendo uma alternativa de lazer que muitas famílias não têm condições de acesso. O projeto visa proporcionar uma experiência cultural que, devido aos altos custos e à distância da zona urbana, é inacessível para grande parte desses moradores.

As dificuldades enfrentadas pelas comunidades, como as secas e as cheias, tornam ainda mais limitado o acesso a opções de entretenimento. Com esse projeto, a equipe se desloca até as comunidades, proporcionando sessões de cinema e criando uma oportunidade de diversão para todos, especialmente para as crianças, que dificilmente têm a chance de assistir a um filme em um cinema tradicional.

O presidente da Concultura, Tony Medeiros, destacou a relevância de iniciativas como o “Cinema Ribeirinho” para a cultura manauara. “É essencial levar a cultura, a arte e o cinema para as comunidades ribeirinhas, que muitas vezes ficam distantes das opções de lazer e aprendizado. Esse trabalho reforça a determinação do prefeito David Almeida de promover a inclusão cultural em todas as áreas de Manaus, garantindo que ninguém fique de fora dessa experiência transformadora. O projeto é uma oportunidade única para as famílias, especialmente as crianças, que podem vivenciar o cinema de uma forma acessível e enriquecedora”, afirmou Medeiros.

A idealizadora do projeto, Cleiciane Souza, reforça a importância do “Cinema Ribeirinho” como uma ferramenta de transformação social.

“A importância do projeto é em levar, resgatar o sorriso das famílias que vivem em áreas de acesso. Com o ‘Cinema Ribeirinho’, proporcionamos uma oportunidade de transformação, oferecendo aos jovens uma alternativa de aprendizagem e diversão que, de outra forma, não são preenchidas. As aldeias indígenas próximas também serão beneficiadas, e, junto com outras comunidades, vamos garantir que possam desfrutar dessa experiência com muita alegria e entusiasmo”, disse.

A programação completa e outras informações do projeto estão disponíveis no Instagram @cinema_ribeirinho.

O projeto “Aprendendo a Desenhar” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Artes Visuais, com recursos da Pnab de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pela Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura, do governo federal.

Foto – Divulgação/ Concultura

The post <strong>Com apoio da prefeitura, comunidades ribeirinhas de Manaus recebem cinema de rua</strong> appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Situação em Moçambique ainda é imprevisível, diz embaixador do Brasil

Chegada do manto sagrado Tupinambá ao Brasil será celebrada em agosto

Detran-AM: Idosos e PcDs têm opção de obter credencial de estacionamento por meio de aplicativo