Portal Uno Midias
Cotidiano

Com 45 delegados, Amazonas participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Delegação amazonense vai levar propostas regionais para compor o novo Plano Nacional de Cultura

O Amazonas promete ser destaque na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 4 a 8 de março, em Brasília. Com 45 delegados, o estado participa com a maior delegação que já levou a um evento nacional do gênero. A apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido também vai representar a força da cultura amazonense na conferência.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª Conferência Nacional de Cultura acontece após um hiato de dez anos. O encontro vai reunir delegações de todos estados do Brasil e do Distrito Federal para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor.

As propostas aprovadas durante a 4ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

A delegação amazonense leva à Brasília propostas que foram elaboradas durante a 3ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em Manaus, de 21 a 23 de janeiro, com a participação de 205 delegados, incluindo capital e interior, além de agentes culturais, classe artística e sociedade civil.

Foi na Conferência Estadual, inclusive, que foi eleita a maioria dos participantes da delegação amazonense que vai a Brasília. Do total de 45 delegados, 40 foram eleitos em conferência, dois são delegados natos estaduais e três são delegados natos nacionais. Delegados natos são os que não precisam ser votados, por já comporem órgãos ou colegiados, como os conselhos municipais ou estaduais de Cultura.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Amazonastur, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Estágio preparatório para participação do Amazonas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, a 3ª Conferência Estadual de Cultura aprovou, em plenária, 14 propostas para serem levadas a Brasília. Além disso, foram aprovadas outras 45 propostas para compor o Plano Estadual de Cultura.

Fortalecimento

Delegado do Amazonas pelo setor de Cultura Popular, Kleber Sahdo, vai à Brasília como representante da sociedade civil. “Vou representar e defender todos os benefícios para a cultura popular do Amazonas. Vamos todos juntos fortalecer a cultura do nosso estado”, declara.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, uma forte participação do Amazonas na 4ª Conferência Nacional de Cultura é fundamental para o desenvolvimento do setor no estado nos próximos anos.

“Estamos indo com uma delegação comprometida em fazer com que as propostas do Amazonas sejam ouvidas e façam parte do Plano Nacional de Cultura. Afinal, as especificidades amazônicas precisam ser levadas em conta na construção de políticas públicas nacionais para a Cultura”, afirma Marcos Apolo.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a realização da 4ª CNC tem uma importância estratégica para o setor, principalmente após a reconstrução do MinC. “Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país”, destaca Margareth Menezes.

Via Agência Amazonas

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

#4ªconferenciancionaldecultura #delegaçãodoamazonas #novoplanonacionaldecultura #cultura #amazonas #brasil

The post Com 45 delegados, Amazonas participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Com 45 delegados, Amazonas participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Krenak recebe homenagem da França pela defesa dos povos originários

Deputado Roberto Cidade destaca Leis de sua autoria que fortalecem a política estadual de proteção aos idosos

“Estamos muito aquém do que se faz nas redes de direita”, diz Nísia