O evento, organizado pela ANPEd, é amparado pelo Parev, da Fapeam
Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), inicia na segunda-feira (23/10) o “Colóquio do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (Clacso)”, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O evento, que termina na quinta-feira (26/10), acontece na Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Com o tema “Direito à Educação e Políticas Públicas na América Latina: Desafios e Disputas”, o colóquio, apoiado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023, debate a educação na América Latina para o desenvolvimento científico, funcionando como marca das sociedades contemporâneas e dos desafios presentes nas escolas e em outros espaços educacionais.
A coordenadora local do evento e doutora em educação, Fabiane Maia Garcia, da Ufam, afirma que a expectativa é que seja um momento de fortalecimento das pesquisas na Amazônia, a partir da ótica da formação de redes de estudos internacionais, que são responsáveis pela melhoria da oferta da pós-graduação no Amazonas.
“O evento será um espaço de debate sobre o ‘direito à educação e políticas públicas na américa latina: desafios e disputas’, com a apresentação de trabalhos no formato de painel, propostos e encomendados aos pesquisadores que já possuem articulação internacional em suas pesquisas”, disse Fabiane.
O colóquio contará com a presença de pesquisadores brasileiros e de vários outros países, como Argentina, Chile México e Estados Unidos (EUA), que debaterão em um conjunto de painéis e mesas temáticas.
A expectativa é que participem 4 mil pesquisadores associados da ANPEd, dos quais 150 são diretamente envolvidos com o evento da CLACSO. Saiba mais sobre a programação em: https://nacionais.anped.org.br/41/clacso/
Workshop
Ainda com o apoio da Fapeam, amparado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital nº 004/2023, a pesquisadora Fabiane Garcia realizou também, no período de 10 a 20 de outubro, o Workshop “Amazônia e a ciência: uma relação necessária para divulgação científica em educação”. A atividade percorreu de forma rodoviária ou fluvial sete municípios do estado, foram eles: Borba (distante a 151 km de Manaus), Itacoatiara (176 km), Itapiranga (227 km), Nova Olinda do Norte (135 km), Silves (204 km), Urucará (261 km) e Urucurituba (208 km).
Parev
O Programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
POP CT&I
O POP CT&I visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida (exceto para projetos da faixa D), prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Agenda Fapeam
A agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/
FOTO: Acervo da coordenadora do evento, Fabiane Maia Garcia.