Portal Uno Midias
Cidade

CMS/Manaus prepara eleição para 580 conselheiros locais de saúde

O edital de convocação do Processo Eleitoral para Conselhos Locais de Saúde foi discutido na 5ª Assembleia Geral Ordinária de 2023 do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), realizada nesta quarta-feira, 24/5. Previsto para acontecer entre 28/7 e 11/8, o processo eleitoral deve eleger 580 conselheiros locais de saúde titulares.

O coordenador do processo eleitoral, conselheiro Elson Melo, explicou que o objetivo é ampliar o número de Conselhos Locais de Saúde, passando dos atuais 68 para 76, que irão atuar junto a 76 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), representando gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), distribuídos nas zonas urbana e rural (terrestre e fluvial).

De acordo com Elson Melo, os conselheiros locais irão atuar no triênio 2023/2026. As inscrições serão realizadas entre 3 e 14/7. Os conselheiros locais representando os gestores são nomeados por indicação. Mas os representantes de trabalhadores são eleitos por trabalhadores. A eleição dos usuários será nos moldes da eleição para conselheiro municipal de saúde, ao invés de eleger o conselheiro por voto direto, haverá a eleição da entidade, que indicará o conselheiro. Assim, se houver necessidade, a entidade pode fazer a substituição do conselheiro indicado.

Cada CLS é composto de forma paritária, com 50% de usuários, 25% de gestores e 25% de trabalhadores, atuando localmente junto a uma UBS. Em unidade de saúde com até 40 servidores, o CLS é composto por quatro membros; entre 41 a 80 servidores, a composição é de oito membros; mais de 80 servidores, o CLS tem composição de 12 membros.

Também foi abordado na Assembleia Ordinária, a realização da 17ª Semana de Controle Social, evento promovido anualmente pelo CMS e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para fortalecer o trabalho dos conselheiros de saúde no controle social do SUS, além de marcar o aniversário do CMS/Manaus.

O coordenador da Comissão de Comunicação e Informação em Saúde, Divulgação e Articulação (Cisda/CMS), conselheiro Nilton Gama dos Santos, explicou que a Semana do Controle Social é realizada no mês de junho, marcando o aniversário do CMS, mas que considerando a realização Conferência Nacional de Saúde, que vai acontecer no mês de julho, e as etapas Municipal e Estadual, assim como a realização do processo eleitoral para os Conselhos Locais de Saúde, houve a necessidade de alterar a data do evento.

“A sugestão da Cisda é realizar a Semana de Controle Social de 16 a 20 de outubro, com etapas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural”, informou Nilton Gama.

A plenária do CMS aprovou a alteração da data do evento, que vai reunir gestores, trabalhadores e usuários. “É um momento para a troca de informações e experiências entre os conselheiros de saúde, que podem interagir e sair mais fortalecidos para executar as ações de controle social no SUS”, afirmou Nilton Gama.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Cinco atrações locais são confirmadas no ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’

Redação Am

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para curso de Amanhar Peixe

Redação Am

Webconferência promovida pela prefeitura discute aconselhamento genético em caso de Traço Falciforme

Redação Am