Cidade

CMS-Manaus inicia processo de organização da 9ª Conferência Municipal de Saúde

A organização da 9ª Conferência Municipal de Saúde (Comus) foi pauta da 8ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Manaus), realizada na manhã desta quarta-feira, 31/8, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, com a participação de representantes dos segmentos dos gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a Assembleia Geral, houve a apresentação da Resolução nº 680 de 5 de agosto de 2022, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que dispõe sobre a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para julho de 2023. Antes do evento nacional, que acontece a cada quatro anos, serão promovidas as etapas municipais e estaduais.

O presidente do CMS-Manaus, conselheiro Lindomar Souza, explicou que, por indicação do CNS, as etapas municipais devem ocorrer entre novembro de 2022 e março de 2023. “Antes da Conferência Municipal, a intenção é que o CMS/Manaus organize pré-conferências distritais de saúde nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural terrestre e fluvial. A Comus é o ponto alto do controle social do SUS em Manaus, momento em que são debatidas as propostas que serão apresentadas nas etapas estadual e nacional”, informou Lindomar Souza.

Para o processo de organização do evento, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o CMS-Manaus iniciou a instalação do Comitê Organizador da Comus, definindo coordenadores das comissões de Programação; Secretaria Geral e de Registro; Infraestrutural; Comunicação; Informação, Articulação e Mobilização; e Relatoria.

Segundo o conselheiro Jorge Carneiro, um dos integrantes do Comitê Organizador, com a formação das comissões será possível definir a programação e data para a realização do evento, assim como a elaboração dos documentos necessários para a convocação oficial da Comus, que deve ser feita pelo chefe do Executivo municipal, prefeito David Almeida, mobilizando a sociedade para participar do processo que vai discutir e definir diretrizes para as políticas públicas de saúde.

“São as diretrizes discutidas em todas as instâncias, municipal, estadual e nacional, que vão servir de orientação para o planejamento em saúde para os próximos quatro anos. É um momento extremamente importante, que garante a manifestação da vontade popular, representada pelos conselhos de saúde”, afirmou Jorge Carneiro.

A 9ª edição da Conferência Municipal de Saúde, assim como as etapas estaduais e a nacional, será promovida a partir do tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, seguindo os eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Novas tecnologias vão beneficiar o sistema de transporte urbano de Manaus

Redação Am

Prefeito David Almeida destaca avanço do programa ‘Asfalta Manaus’ no Parque Riachuelo

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza obras de recuperação asfáltica no bairro Colônia Antônio Aleixo

Redação Am
Sair da versão mobile