Cidade

CMS/Manaus e Semsa iniciam período de inscrição para eleição de conselheiros locais de saúde

Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) informa que as inscrições do processo eleitoral para compor 76 Conselhos Locais de Saúde (CLSs) serão iniciadas na próxima segunda-feira, 3/7. Cada CLS atua vinculado a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e é composto por conselheiros locais representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O período de inscrição de candidatos e entidades que concorrerão na eleição seguirá até o dia 14/7. As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas sedes dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste e Oeste, ou nas unidades de saúde que irão compor os CLSs. Para a zona rural, as inscrições poderão ser feitas no horário das 9h às 14h, na sede do Disa Rural ou nas UBSs.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, explica que os conselheiros locais colaboram na fiscalização dos serviços de saúde e propõem soluções para a melhoria do atendimento à população nas unidades de saúde, atuando localmente no controle social do SUS, em um trabalho voluntário.

“Atualmente, Manaus conta com 68 Conselhos Locais de Saúde que atuam vinculados a 68 unidades de saúde da rede municipal, tendo uma composição paritária com 50% dos membros representantes dos usuários, 25% representantes de gestores e 25% representantes de trabalhadores do serviço de saúde”, esclarece Elson Melo.

Para o triênio 2023-2026, a meta é atingir o número de 76 Conselhos Locais de Saúde, com a eleição de aproximadamente 580 conselheiros titulares, além dos respectivos suplentes.

Composição

A eleição de representantes para Conselhos Locais de Saúde deverá ocorrer por: indicação do Distrito de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural), no caso da representação do segmento de gestores; por eleição do candidato, nos casos da representação do segmento dos trabalhadores da saúde; e por eleição das entidades ou movimentos sociais e populares na representação do segmento dos usuários.

Segundo Elson Melo, na eleição para representantes de usuários, as entidades ou movimentos sociais irão indicar o candidato ao cargo de conselheiro local. “O candidato vai ser representante da entidade. Diferente das eleições anteriores, a entidade é que será eleita e indicará o conselheiro. Isso vai facilitar quando houver necessidade de substituir o conselheiro, que por algum motivo não possa continuar no cargo durante todo o mandato de três anos”, explica.

Para se inscrever no processo eleitoral, a entidade deve apresentar documentos como o Estatuto e a Ata de Eleição da diretoria atual registrados em cartório, além de CNPJ ativo. Todos os candidatos indicados ao cargo de conselheiro local devem apresentar os documentos pessoais e a certidão civil e criminal da Justiça Estadual.

Mais informações podem ser consultadas no regulamento do Processo Eleitoral para Conselheiros Locais de Saúde, publicado na edição nº 5596 do Diário Oficial do Município (http://dom.manaus.am.gov.br), no dia 30 de maio, com os critérios e procedimentos para o processo eletivo, inscrições, cadastramento de entidades, candidatos e eleitores.

A eleição irá ocorrer entre 28 de julho e 11 de agosto, de acordo com as zonas geográficas de Manaus, na seguinte ordem: zona rural Ribeirinha – 28 de julho; zona rural Terrestre – 1º de agosto; zona Norte –3 de agosto; zona Oeste – 7 de agosto; zona Leste – 9 de agosto; e zona Sul – 11 de agosto.

Os representantes de trabalhadores são eleitos por trabalhadores da Unidade de Saúde e os representantes de usuários são eleitos por usuários do SUS. 

Endereço das Sedes Distritais:

Distrito de Saúde Leste 

Endereço: Rua das Rosas, s/n – Jorge Teixeira – 2ª Etapa

Distrito de Saúde Norte 

Endereço: Avenida Max Teixeira, nº 12 – Cidade Nova

Distrito de Saúde Oeste 

Endereço: Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz

Distrito de Saúde Rural 

Endereço: Rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz

Distrito de Saúde Sul 

Endereço: Avenida Umberto Calderaro, nº 300 – Adrianópolis

Foto – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Nhamundá e Boa Vista do Ramos são os próximos municípios a receber o Programa Ilumina+ Amazonas

João Alves

Prefeitura alerta para ‘fake News’ sobre instalação de câmeras para notificações

Redação Am

Minivila Olímpica do Santo Antônio será entregue reformada no final de dezembro

Redação Am
Sair da versão mobile