Cidade

Cmas e Prefeitura de Manaus dão início à 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal de Assistência Social de Manaus (Cmas), iniciaram, nesta quinta-feira, 13/7, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o objetivo de debater sobre a atuação, os impactos e as necessidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na capital amazonense, o evento, que termina nesta sexta-feira, 14/7, está sendo realizado no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, zona Centro-Sul da cidade.

“Durante esses dois dias, a gestão municipal, trabalhadores e usuários do Suas discutirão alternativas para melhorar e fortalecer ainda mais a política de assistência no nosso município. Vamos debater, buscar proposições para levar até a conferência estadual e nacional para juntos obter as melhorias que o Suas precisa”, afirmou Eduardo Lucas, secretário da Semasc.

Para Paulo Lamego, que é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Manaus (Cmas), o encontro é a oportunidade para rever não apenas o que deixou de ser feito, mas também para construir aquilo que é necessário dentro da política de assistência social em Manaus.

“O objetivo do nosso encontro é reconstruir, sabendo o que temos, e mostrar aquilo que queremos. Agradeço ao secretário Eduardo Lucas pelo empenho de toda a sua equipe e ao nosso conselho, que não mediu tempo e nem esforço para que pudéssemos chegar até aqui”, ressaltou.

Além da leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, a conferência também contou com a apresentação da cantora Márcia Siqueira e da peça “Rompendo o Silêncio”, desenvolvida pelos grupos Cia de Teatro Arte Expressão e Cia de Dança Balaio Amazônico, ambos compostos por jovens da Casa Mamãe Margarida.

O primeiro dia da conferência reuniu cerca de 300 pessoas, entre usuários e trabalhadores do Suas, servidores públicos e entidades que atuam com na área da assistência social para discutir formas de fortalecer o Suas.

Simone Lisboa, que é representante dos trabalhadores de Assistência Social pelo Sindicato das Assistentes Sociais do Amazonas (Saseam), destacou as principais necessidades do Suas.

“A conferência é a festa da democracia. O Suas que Manaus quer é um Suas com a recomposição de suas unidades e equipamentos. Manaus mudou, a população cresceu e os impactos deixados pela pandemia foram muito grandes, então nós precisamos de trabalhadores do Suas, equipes completas e permanentes, por isso queremos conclamar a todos para lutar por essas melhorias”, destacou.

Somado a isso, o coordenador-geral do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), reforçou o compromisso do governo federal com as propostas firmadas na conferência.

“O governo federal tem se empenhado em construir cada vez mais uma assistência social próxima das pessoas. A gente precisa ampliar a oferta da proteção básica, assim nós vamos ter uma assistência social menos socorrista e mais preventiva. Para isso nós temos que investir em tecnologias sociais de prevenção aos riscos, de prevenção às vulnerabilidades”, afirmou.

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura vai reforçar o monitoramento de trânsito em áreas comerciais de Manaus neste fim de semana

Redação Am

Altevir Moreira toma posse como secretário da Semulsp em Manaus

Redação Am

Reinauguração de escola municipal marca abertura do ano letivo em comunidades do rio Negro

Redação Am
Sair da versão mobile