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Círculo Saúde promove atendimento integral em novo plano empresarial

O Círculo Saúde passa a oferecer um novo modelo de plano de Atendimento Integral à Saúde voltado para empresas de qualquer porte e Microempreendedores Individuais (MEIs). De acordo com Leno Almeida, diretor de mercado da instituição, o Círculo 360 é o primeiro produto com tecnologia própria no Rio Grande do Sul seguindo esse padrão. Sua proposta é ofertar uma assistência precisa e centralizada em cada paciente, com uma equipe multidisciplinar à disposição. É um plano de cuidado integral, focado na promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação. 

O objetivo é acompanhar os beneficiários desde o exame admissional, começando um monitoramento individual de cada paciente a partir de coleta de informações sobre seu histórico e hábitos. Assim, começa um trabalho de perfil de saúde, objetivando um trabalho integrado e um acompanhamento pleno feito por uma equipe formada por técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas e médicos de referência (clínicos gerais e de família). Cada um desses times de multiprofissionais é responsável pelo atendimento de, no máximo, 1.800 vidas, o que proporciona uma relação mais próxima e criação de vínculo. À medida que vai crescendo o número de pessoas atendidas, também vão ampliando a quantidade de equipes. 

Com investimento de R$ 1,8 milhão, o diferencial do Círculo 360 é a tecnologia envolvida. A conexão entre atendimento e paciente é iniciada por meio de uma plataforma especialmente desenvolvida por uma startup de São Paulo, inspirada por pesquisas sobre serviços como Sharecare e o questionário Stanford Health and Lifestyle Assessment (SHALA), da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A plataforma é tecnológica e informativa, sendo operada por colaboradores com amplo treinamento e preparo para utilizar esse serviço em sua plenitude.

O nome do plano faz menção à Saúde 360 graus, uma metodologia pensada para integrar diferentes aspectos da gestão de saúde, tornando o processo de atendimento e cuidado com o paciente o mais apropriado à cada situação. Além disso, é uma mudança de modelo e de cultura que o Círculo implanta na região, com remuneração diferenciada dos profissionais, baseada também na avaliação do atendimento pelo beneficiário.

De acordo com o diretor de mercado do Círculo Saúde, a operadora passou por diversas transformações e adaptações ao longo dos seus 89 anos de história, e esse novo produto vem para trazer inovação e gestão para a marca. “São fatores que levamos em conta para que o Círculo retome seu posicionamento de mercado. Com planejamento estratégico em prática, a meta para 2029 é sermos a segunda maior operadora de saúde do Rio Grande do Sul”, afirma Almeida. 

Almeida explica que o produto é assegurado pela legislação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), oferecendo a mesma cobertura que qualquer outro plano de saúde do Círculo, como acesso à Emergência, internações e cirurgias. A diferença é que, contando com o atendimento da Clínica, o beneficiário 360 tem um acolhimento mais amplo. Quando necessário, o encaminhamento a especialistas deve ser feito somente pelo médico de referência, com exceção de profissionais que já tenham um acompanhamento mais frequente do paciente, como pediatras, ginecologistas e oftalmologistas. As consultas na clínica, bem como exames simples, são gratuitos. Observa-se, porém, que caso haja necessidade de atendimento de urgência e emergência, será cobrada uma taxa de coparticipação. 

Ainda, o diretor tem a expectativa de que os clientes empresariais que utilizam o modelo tradicional de plano de saúde optem pelo 360, não somente pela questão financeira, mas principalmente pelo acompanhamento global de seus funcionários. Ele funciona como um programa de medicina preventiva. Beneficiários são monitorados, guiados e cuidados dentro dos seus objetivos, visando maior qualidade de vida e satisfação, além de cuidar da família, já que os benefícios se estendem a seus dependentes (cônjuge e filhos). “É uma espécie de resgate do médico de família de antigamente, onde um profissional somente tratava a todos e conhecia as particularidades de cada indivíduo. Trabalhamos evitando o desperdício, colocando o cliente no centro de todas as atenções. É literalmente ter um médico pra chamar de seu, acompanhado de uma equipe para cuidar e monitorar.”

Dessa forma, as empresas ganham maior eficiência e presença dos seus funcionários, que não perdem mais tempo entre idas a médicos, sem orientação e acompanhamento corretos. “Se um colaborador falta ao trabalho, impacta em todo negócio de alguma forma. Quando ele e sua família estão bem cuidados, o trabalho rende mais, proporciona maior qualidade de vida e traz uma produtividade melhor, com menos atestados e faltas. O produto vai cuidar de forma preventiva do funcionário e da família dele na íntegra”, explica Almeida.

O principal propósito do Círculo 360 é oferecer atendimento integral, por meio de ações efetivas que demonstram comprometimento com o desfecho clínico, a satisfação do paciente, a assertividade e a resolutividade. “É uma gestão daquilo que o paciente realmente precisa, promovendo uma relação de confiança entre profissionais da saúde, empresários e seus funcionários”, resume Almeida. 

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