Portal Uno Midias
Plantão Policial

Cinco policiais civis são condenados por envolvimento no ‘Caso Wallace’

Cinco policiais civis do Amazonas envolvidos no “Caso Wallace” foram condenados pela Justiça. A decisão é da juíza Rosália Guimarães Sarmento, da 2ª Vara de Entorpecentes de Manaus, e foi proferida na quinta-feira (21). As informações são do G1.

De acordo com a publicação, além das penas impostas, eles também terão que deixar seus cargos na corporação. Cabe recurso da decisão.

Segundo a magistrada, foi somente com a prisão ex-policial Moacir Jorge Pessoa da Costa, o Moa, que os demais agentes envolvidos no esquema criminoso foram delatados. Conforme os autos, o grupo recebia propina para dar apoio às atividades da organização criminosa.

“Os graves crimes pelos quais os cinco policiais civis foram condenados ofendem a dignidade das instituições públicas que, por imperativo constitucional, devem se pautar pelos princípios da moralidade e da probidade administrativa”, disse a juíza na decisão.

A magistrada expediu ainda um mandado liminar de afastamento do cargo para ser encaminhado ao secretário de segurança pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida. A pasta tem cinco dias para cumprir a decisão sob pena de responsabilidade.

Foram condenados os policiais:

  • André Serguey Aguiar da Cunha: condenado por associação para o tráfico e concussão (11 anos 2 meses de prisão);
  • Carlos Benjamin Silva da Conceição: condenado por extorsão mediante sequestro (14 anos de prisão);
  • Carlos Gonzaga Oliveira Lima: condenado por associação para o tráfico e concussão (11 anos e 2 meses de prisão);
  • Haryton Batista de Carlos: condenado por concussão (8 anos e dois meses de prisão);
  • E Manuel Silva de Alencar: condenado por corrupção passiva (7 anos de prisão).

Além dos policiais, um advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) Seccional Amazonas também foi condenado a 12 anos de prisão pelo crime de extorsão mediante sequestro. A juíza determinou que a OAB-AM fosse acionada para tomar as medidas necessárias.

Fonte: Toda Hora/Foto: Reprodução

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

No interior, PM prende 22 pessoas envolvidas com tráfico de drogas, roubos e estupro

Redação Am

Em Manacapuru, PC-AM prende homem por crime ambiental e apreende 818 quilos de pescado ilegal

Redação Am

Mulher que deu golpe de hospedagem em Parintins é presa

Redação