A Provenir, especializada em tecnologia para tomada de decisão de risco, vem assistindo a uma crescente demanda global por soluções capazes de aprimorar decisões para concessão de crédito – no ano passado, a base de clientes da companhia saltou 57% somente na América Latina. E, de acordo com especialistas da empresa, a tendência é que o emprego de novas fontes de dados e Inteligência Artificial se intensifique ainda mais neste ano como resposta ao aumento de fraudes e da inadimplência.
“O mercado de crédito como um todo tem se transformado profundamente nos últimos anos. A chegada de novos players não tradicionais, como as fintechs e instituições financeiras não bancárias, e o emprego de uma série de inovações demandam soluções e processos de decisão capazes de ir além dos recursos tradicionais”, afirma Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir.
“Sabemos, por exemplo, que os scores de crédito podem não refletir necessariamente a saúde financeira atual de um consumidor, porque a pontuação dá um grande peso ao comportamento de crédito passado, o que tende a levar a uma avaliação imprecisa. Dados alternativos e Inteligência Artificial resolvem esse problema. Além disso, ao se levar em conta a evolução e as demandas do mercado, entendemos que o emprego da tecnologia no segmento de empréstimos seguirá em expansão porque atua na raiz de uma questão fundamental para o setor: a redução de fraudes e da inadimplência”, pontua Vargas.
De acordo com especialistas da Provenir, são cinco os principais benefícios obtidos pelo emprego de novas fontes de dados e Inteligência Artificial para as instituições que oferecem crédito:
- Automatização do processo de tomada de decisão: uma plataforma baseada em IA permite fluxos de trabalho de decisão totalmente automatizados em tempo real. Com isso, é possível avaliar rapidamente o risco de crédito com modelos preditivos que podem ser carregados e implantados na lógica de negócios sem recodificação.
- Integração de dados: as ferramentas de integração de dados fazem com que o acesso e o uso dos dados seja mais rápido e fácil. Desta forma, sistemas existentes e uma ampla variedade de fontes de dados podem se conectar para criar um hub de dados centralizado capaz de potencializar todas as necessidades de tomada de decisão e insights.
- Melhora da experiência do cliente: uma solução que integra dados em tempo real, análises avançadas, inteligência artificial e aprendizado de máquina (IA/ML) e automação de decisões acelera a transformação digital para uma experiência mais voltada para o cliente. Entre os benefícios para os usuários estão respostas imediatas, experiências simplificadas e expansão de relacionamento por meio de ofertas personalizadas.
- Expansão da base de clientes: como permitem uma avaliação precisa do histórico financeiro dos consumidores, as novas fontes de dados combinados com Inteligência Artificial possibilitam às instituições financeiras maior aprovação, atraindo mais clientes.
- Prevenção de fraudes e redução de perdas: as tecnologias permitem a identificação de fraudes em tempo real e com alta precisão, já que em sua maioria não utilizam processos manuais. Além disso, reduzem perdas ao diminuir falsos positivos em relação a fraudadores.
“Os mutuários, inclusive os consumidores desbancarizados e os sub-bancarizados, também obtêm benefícios do processo de decisão de riscos baseado em IA. Entre eles, destacam-se o retrato mais preciso da condição financeira e da capacidade de pagamento, a personalização das necessidades de empréstimo atuais e futuras e preços ideais”, destaca o vice-presidente executivo para a América Latina da Provenir.
“Com o diferencial competitivo proporcionado pela IA, as decisões de empréstimo são mais precisas, produzem mais receitas, reduzem a perda com empréstimos e favorecem a inclusão financeira”, finaliza Vargas.