Portal Uno Midias
Amazonas

Ciama articula projetos de desenvolvimento para Rio Preto da Eva

Entre os projetos apresentados está o Biodarpe, uma iniciativa do Governo no Estado e prefeitura do município 

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) recebeu, na manhã desta sexta-feira (14/07), a visita da nova secretária municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo de Rio Preto da Eva (Semplactur), Vanuza Barroncas, para alinhar as próximas ações de projetos que estão sendo implementados pela companhia no município.  

Entre os projetos apresentados está o Distrito Bioagroindustrial da Amazônia (Biodarpe), uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Rio Preto da Eva. O Distrito tem objetivo de estabelecer um modelo de desenvolvimento bioagroindustrial sustentável, tornando-se uma matriz econômica complementar ao Polo Industrial de Manaus (PIM). 

Durante a reunião, também foram expostos os resultados de ações de capacitação profissional voltadas ao empreendedorismo, com objetivo de fortalecer a cadeia da laranja e dotar o município de uma identidade gastronômica, já que Rio Preto da Eva (distante 57 km da capital) é o maior produtor de citros do estado.  

As ações aconteceram durante o período que antecedeu a Festa da Laranja em 2022, e deverão ter continuidade neste ano, conforme afirmou a titular da pasta da Semplactur, Vanuza Barroncas. “Agradecemos o apoio do Governo e a parceria da Ciama. Com certeza vamos dar continuidade aos projetos que a companhia ofereu ao nosso município”, disse. 

O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, destacou que Rio Preto da Eva está sendo uma experiência piloto da companhia para receber projetos de desenvolvimento, com atração de agroindústrias e geração de emprego e renda e que deverão abranger, inicialmente, toda a Região Metropolitana. “A ideia é expandirmos para todos os municípios do estado, conforme determinação do governador Wilson Lima”, revelou. 

Participaram da reunião o coordenador de Agroindústria e Comércio e o subprocurador de Rio Preto da Eva, Felipe Lindoso e Leônio Almeida, respectivamente, além da controladora Diana Viana, a assessora técnica e engenheira de alimentos Aline Guimarães e os economistas Fernando Folhadela e Paula Stone, todos da equipe técnica da Ciama.

Fotos: Divulgação Ciama

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Coren-AM reúne com entidades representativas da enfermagem para alinhar estratégias em prol da aprovação do PL 2564

Jamil Maciel

Amazonas vai suspender vacinação contra febre aftosa em 2022

Redação Am

PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (7) chuvosa no Amazonas

Redação