Portal Uno Midias
Cotidiano

China suspende compra de carne bovina de três frigoríficos do Brasil

Suspensão inclui frigoríficos da Argentina, do Uruguai e da Mongólia

A Administração-Geral de Aduanas da China mandou suspender temporariamente as importações de três frigoríficos exportadores de carne bovina do Brasil. A decisão válida desde esta segunda-feira (3) também afeta dois frigoríficos da Argentina, um do Uruguai e um da Mongólia.

A suspensão da declaração de importação veta a compra de carne da Frisa Frigorífico Rio Doce S/A, em Nanuque (MG), do Bon-Mart Frigorífico Ltda, em Presidente Prudente (SP), e da JBS S/A, em Mozarlândia (GO). Os dois exportadores argentinos atingidos são o Frigorífico Regional General Las Heras S.A. e Frio Dock S.A.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) afirmou que a suspensão foi resultado de auditorias remotas que identificaram “não conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros”.

“As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da autoridade sanitária chinesa”, informou a Abiec, em nota.

Comércio prossegue

A entidade ainda afirma que dialoga com autoridades competentes, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária(Mapa), em busca de uma solução rápida para a questão.

“Os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente, assegurando o fluxo das exportações de carne bovina brasileira ao mercado chinês. O Brasil reafirma sua confiança na robustez do controle sanitário nacional, conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e segue trabalhando ativamente para solucionar os questionamentos apresentados com celeridade, garantindo a segurança e qualidade da carne bovina exportada”, diz a associação em nota.

A agência estatal de notícias da China, Xinhua, destacou, nesta terça (4), que a empresa Hulun Buir Meat Industry (Group) Co., Ltd, sediada no norte chinês, importará anualmente 41.600 bovinos eviscerados do Brasil.

A importação é parte de um acordo de cooperação estratégica assinado recentemente para segmentos da cadeia produtiva de nutrição animal, importação e exportação de carne bovina, logística, armazenagem e distribuição.

“O primeiro lote de bovinos eviscerados enviado à China incluirá pelo menos 800 animais, distribuídos entre 200 vacas Angus de engorda, 200 vacas Nelore de engorda, 200 touros Angus e 200 touros Nelore. Os envios subsequentes seguirão de forma contínua, garantindo o suprimento para atender à demanda chinesa por carne de alta qualidade”, diz a agência chinesa.

Via Diário do Poder

A carne brasileira é um dos principais itens da pauta de exportações. Foto: Divulgação Ministério da Agricultura

The post China suspende compra de carne bovina de três frigoríficos do Brasil appeared first on amazonaspix.com.br.

The post China suspende compra de carne bovina de três frigoríficos do Brasil appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Dólar sobe para R$ 5,89 após EUA confirmarem tarifa de 145% à China

Redação

Arquidiocese se diz perplexa sobre CPI contra padre Julio Lacellotti

Centro de SP volta a enfrentar falta de energia